5 plantas que mantêm as aranhas, formigas, moscas e mosquitos longe das nossas casas

Plantas Repelentes: Alternativas Naturais para Manter os Insetos Longe de Casa

Ter a casa invadida por insetos como formigas, aranhas, moscas ou at* é mesmo escorpiões é uma situação que ninguém gosta de enfrentar. Embora alguns desses pequenos animais sejam inofensivos, sua presença não só pode ser irritante, mas também pode causar outros problemas, como a propagação de bactérias.

As moscas, por exemplo, são conhecidas por serem portadoras de sujeira, alimentando-se e reproduzindo-se em fezes ou matéria orgânica em decomposição. E pensar que, quando esses insetos entram em nossas casas, também pousam em nossa comida.

Felizmente, existem plantas que podem nos ajudar a manter esses insetos afastados de nossos lares, oferecendo uma alternativa natural aos inseticidas, que s* ão eficazes, mas muitas vezes carregados de compostos químicos e tóxicos para nossa saúde.

  1. Eucalipto: Se você tem medo de aranhas, o eucalipto é uma das plantas mais eficazes para mantê-las afastadas. De acordo com um estudo de 2018, o óleo de eucalipto é um dos repelentes naturais mais potentes contra aranhas.
  2. Manjericão: Existem muitos repelentes caseiros baseados nesta planta aromática. O manjericão é especialmente eficaz contra mosquitos, que não suportam seu aroma.
  3. Lavanda: Estaé uma das plantas mais eficazes contra moscas, mosquitos e pulgas. Sua fragrância agradável para nós é odiada por esses insetos, que se mantêm afastados.
  4. Alecrim: Eficaz contra aranhas, formigas, moscas e escorpi* ões, basta colocar uma planta de alecrim no local apropriado para evitar a entrada desses convidados indesejados em nossa casa.
  5. Sálvia: Seu forte odor mantém a maioria dos insetos afastados. Você pode colocá-la tanto dentro de casa quanto na varanda para mantê-los longe.

Além de suas propriedades repelentes, essas plantas também podem adicionar beleza e frescor ao ambiente doméstico. Portanto, considerar o uso dessas alternativas naturais pode não só ajudar a manter os insetos indesejados à distância, mas também contribuir para um lar mais saudável e agradável.

Deixe um comentário