7 maneiras de proteger as suas plantas no jardim na primavera contra as geadas repentinas. Os jardineiros experientes utilizam exatamente isto

Ocorrências inesperadas de geadas na primavera ou outono podem rapidamente devastar seu jardim. O início do período vegetativo pode ser especialmente destrutivo para mudas delicadas, que são muito frágeis para sobreviver a quedas bruscas de temperatura. Mesmo no outono, quando muitas colheitas estão amadurecendo, as geadas podem transformar as plantas em algo inerte e improdutivo.

O que é Geada?

A geada é definida como uma camada fina de gelo formada pela mudança da água do vapor para o sólido, quando exposta a temperaturas abaixo do ponto de congelamento. Ela prejudica as plantas quando a água nas células vegetais se transforma em cristais de gelo, perturbando o fluxo de líquidos e danificando os tecidos das plantas. Geadas leves não causam tanto estrago nas plantas quanto as geadas severas. Na primavera, isso se torna um grande problema.

Quando Esperar Geada?

Acompanhar a previsão do tempo é fundamental para qualquer jardineiro. Existem várias condições que geralmente levam à ocorrência de geadas. Noites nubladas ajudam a isolar o solo de oscilações repentinas de temperatura, mas o céu claro tem um efeito de resfriamento, permitindo que o calor escape para a atmosfera. Condições calmas com pouco vento alcançam o ponto de congelamento mais provável. O movimento de ar muito baixo significa que correntes de ar mais quentes não estão distribuídas pelo solo. É evidente que a temperatura é o principal fator para a formação de geada, especialmente quando há umidade no ar. Durante noites nebulosas ou quando o orvalho se forma durante a noite, isso promove a formação de cristais de gelo.

Como Proteger Suas Plantas na Primavera Contra a Geada?

As geadas podem ser fatais para nossas plantações de jardim. Um pouco de cuidado e preparação podem ter um grande impacto na proteção de suas plantas delicadas do frio.

  1. Mova as Plantas em Vasos para o Interior

Quando a previsão anuncia geada, mova vasos e cestas suspensas para o interior. As plantas em recipientes são mais suscetíveis a danos causados pela geada. Elas não se beneficiam das propriedades isolantes do solo, como aconteceria com plantas no solo. Plantas em vasos são muito mais sensíveis a danos nas raízes em temperaturas mais frias. Escolha um local que não seja muito quente.

  1. Regue as Plantas à Tarde

Pode parecer contraproducente, mas manter a umidade do solo pode ajudar a proteger as plantas do frio. O solo úmido tem um efeito isolante, liberando calor para cima e retendo-o após o anoitecer. Regar as plantas antes do clima frio é ideal à tarde, quando as temperaturas ainda estão um pouco mais altas.

  1. Adicione uma Camada Espessa de Mulch

Assim como nós colocamos um casaco quando está frio, adicionar uma camada de mulch aos canteiros de jardim ajuda a proteger o solo de mudanças súbitas de temperatura. Use palha, lascas de madeira, folhas ou apenas uma pilha de folhas para fornecer isolamento crucial para os sistemas radiculares das plantas abaixo do solo. Idealmente, o mulching também deve estar alguns centímetros acima do solo para criar uma boa barreira contra a geada.

  1. Cubra as Plantas Individuais com Cloches de Jardim

Um cloche de jardim é uma cobertura de sino feita de plástico ou vidro, que ajuda a manter as plantas menores aquecidas e aconchegantes em climas mais frios. Há várias cloches de jardim de plástico disponíveis no mercado. Eles podem ser reutilizados, se necessário, durante o tempo frio na primavera e no outono. Se você é um faça-você-mesmo, muitos itens domésticos podem ser usados como cloches de jardim.

  1. Dê às Suas Plantas uma Cobertura

Se você precisa proteger um grande grupo de plantas, simplesmente cubra-as com cobertores, lençóis ou toalhas. Antes de colocar o tecido, coloque estacas ao redor das plantas para criar uma estrutura semelhante a uma tenda ao cobri-las. Coloque o material sobre as plantas até o nível do solo.

  1. Forneça Ventilação

Quando o frio ameaça em uma noite calma sem previsão de chuva, você pode criar um vento artificial com um ventilador elétrico. Como eletrônica e água não se misturam, você pode querer investir em um ventilador externo robusto, como uma bateria recarregável.

Se possível, posicione os ventiladores portáteis em um local protegido. Para que o ar mais quente seja forçado para baixo, coloque-o a vários metros do chão. Quanto mais alto, melhor. Tente colocá-lo de forma que o vento flua sobre cada planta em sua propriedade.

O que Fazer Depois da Geada?

Você saberá que suas plantas foram danificadas pela geada quando as folhas e galhos mudarem de cor para preto ou marrom. Aguarde até que o tempo melhore e o perigo da geada desapareça antes de podar. Galhos e ramos mortos também fornecem alguma proteção contra geadas. Adie a poda até ver novos brotos nas plantas e depois remova as partes danificadas.

Como Tornar Seu Jardim Mais Resistente à Geada?

Plantas nativas da sua região

estão muito mais bem adaptadas às flutuações de temperatura. Usando um mecanismo de pesquisa de plantas nativas, você obterá ideias para arbustos, gramíneas, flores e árvores nativas.

Entre as plantas com flores resistentes à geada estão: açafrão, violeta, tulipa, calêndula e alyssum doce. Há também muitos tipos de vegetais resistentes ao frio que muitas vezes têm um sabor mais doce após a geada.

Vegetais de raiz – cenoura, batata, beterraba, nabo, cebola, alho, rabanete.

Vegetais de folhas – espinafre, alface, acelga, rúcula.

Ao planejar o jardim de primavera, evite cultivar plantas em áreas baixas. Como o ar mais quente sobe e gradualmente se resfria, plantas sensíveis à geada devem ser semeadas em uma elevação mais alta. Isso pode ser feito com canteiros elevados ou recipientes que podem ser facilmente movidos para dentro quando o clima fica mais frio.

Deixe um comentário