A alfavaca é uma das ervas aromáticas mais saborosas e perfumadas de toda a estação. Basta se aproximar das folhas, sentir seu aroma e… é verão!
E não é só isso, ela também possui muitas virtudes. É anti-inflamatória, diurética, ajuda na digestão, melhora o humor, combate os radicais livres e o inchaço.
Em suma, é uma planta com muitas propriedades: por isso, todos queremos ter uma planta de alfavaca em nosso jardim ou na varanda.
Mas, como podemos mantê-la fresca? Existem algumas dicas a seguir que farão da sua alfavaca o melhor ingrediente deste verão!
Transplante
É muito comum nesta época do ano encontrar muitos vasos de alfavaca, até mesmo no supermercado. No entanto, ao comprá-las, devemos tomar algumas precauções imediatamente para que a planta cresça da melhor maneira possível.
O primeiro passo é transplantar a alfavaca para um vaso maior e mais espaçoso. Para isso, devemos retirar toda a planta do seu vaso original e dividir o torrão em várias seções.
Neste processo, cuidamos para não danificar as raízes e enterramos as mudas individuais com certa distância entre elas. Também podemos escolher vários vasos, o importante é que estejam bem espaçados.
Manter o Solo Úmido
A alfavaca é uma planta aromática que precisa ser regada com frequência, então a hidratação é muito importante.
Podemos simplesmente colocar um dedo na terra e verificar se está úmida; caso contrário, devemos regar nossa planta perfumada.
O ideal está no meio termo: nem muita água, nem muito pouca, para que o solo possa fornecer à planta a quantidade certa de umidade.
Escolher o Momento Adequado
Pode parecer trivial, mas para regar a alfavaca, é preciso escolher o momento certo!
As melhores horas para regar nossa planta aromática costumam ser às 7 da manhã ou após as 7 da noite, horários em que o sol não está muito forte.
O ideal, no entanto, é escolher a hora da manhã, já que o solo pode estar mais úmido à tarde, enquanto regar de manhã a manterá úmida durante todo o dia.
Não Esquecer das Folhas
As folhas de alfavaca são a marca registrada desta planta e queremos mantê-las frescas e exuberantes.
Também podemos umedecer as folhas. Mas cuidado: não deve haver água demais, pois correm o risco de apodrecer.
Então, usamos um pulverizador e borrifamos uniformemente água sobre elas.
O Local Adequado
Já vimos como regar a alfavaca. Outra dica para uma alfavaca fresca e bonita é escolher o local adequado para conservá-la em casa.
A planta de alfavaca precisa de muita luz, mas os especialistas dizem que não devemos expô-la diretamente à luz solar, pois isso queimaria as folhas.
Portanto, escolhemos um canto de nossa varanda ou terraço bem iluminado, mas ao mesmo tempo não diretamente afetado pelo sol.
Sem Correntes de Ar
Outro detalhe importante para ter uma planta de alfavaca perfeita é “protegê-la” o máximo possível das correntes de ar.
As folhas são estáveis, mas delicadas. Um local muito ventoso corre o risco de danificá-las e prejudicar seu crescimento.
Podar as Flores
O segredo de uma alfavaca perfeita está em podar rapidamente suas flores.
Isso ocorre porque as flores de alfavaca impedem a proliferação da planta e também alteram sua aparência e sabor.
Corte as flores assim que começarem a brotar. Além disso, há quem as pique e as adicione ao solo para prolongar a vida da planta.
Vasos de Terracota
Um dos truques para manter a alfavaca sempre fresca tem a ver com o uso de vasos de terracota.
Este material parece ideal para uma planta de alfavaca, e colocar uma fina camada de argila impedirá que a água fique estagnada no fundo, um cenário perfeito para insetos.
Colha Corretamente
Também costuma haver alguma confusão sobre a maneira correta de colher as folhas de alfavaca.
Muitas pessoas pensam que as folhas devem ser colhidas na parte mais baixa da planta. Na verdade, isso é um erro!
Se, ao contrário, cortarmos as folhas pelas pontas e escolhermos as mais jovens, não apenas favoreceremos a proliferação da planta, mas também serão mais saborosas e perfumadas.
Dica Extra
Se você quiser propagar sua planta de alfavaca, pode usar um truque muito simples.
Entre as diferentes folhas, escolha as mais verdes e saudáveis. Corte-as e coloque em um copo de água por alguns dias. Você também pode optar por colocar um galho.
Quando começarem a aparecer algumas raízes, você obteve um estaca, ou seja, um pedaço de uma planta antiga que permitirá gerar uma nova planta!
