Criar composto orgânico e nutritivo é bastante simples quando se conhecem algumas nuances. Um dos principais problemas do composto é o fato de que, ao fazê-lo dentro de casa, pode surgir um odor desagradável.
No entanto, há um passo simples para evitar essas dificuldades de forma fácil e eficaz, mantendo o valor nutricional e os benefícios do composto.
O composto é feito a partir de qualquer resíduo de cozinha de origem vegetal (não se devem utilizar produtos de origem animal, pois têm processos de decomposição diferentes). Por exemplo, coloque um balde sob a pia ou a mesa, onde possa descartar os resíduos assim que aparecerem.
Outro truque inteligente é o uso de serragem. A camada de resíduos e a camada de serragem devem ser aproximadamente iguais.
Primeiro, coloque um pouco de serragem no fundo do recipiente (é recomendável usar a serragem mais barata disponível, como a serragem de madeira para gatos – que são serragens prensadas). Quando tiver adicionado uma certa quantidade de resíduos de cozinha ao recipiente, cubra-os com serragem por cima. A serragem absorve o excesso de água e neutraliza todos os odores, promovendo a compostagem – a decomposição de materiais orgânicos em materiais inorgânicos. Continue adicionando resíduos e serragem em camadas até que o recipiente esteja completamente cheio.
Para acelerar e melhorar esse processo, você pode adicionar um pouco de composto pronto ou um produto específico para acelerar o processo de compostagem à mistura.
Mantenha o recipiente fechado para manter a umidade desejada. Se for um balde, cubra-o com um pano preso com um elástico – assim, não haverá moscas. Quando o balde estiver cheio, leve-o para a varanda ou transfira-o para o jardim em um saco. Aqui está um guia para fazer composto orgânico e eficaz sem a presença de moscas e sem odor!
