Se você é um amante de chás, especialmente os sem cafeína, certamente vai adorar o chá de folhas de framboesa.
As framboesas são frequentemente usadas em várias receitas, bebidas ou até mesmo consumidas cruas sem qualquer processamento. No entanto, esquecemos de um fato importante: os arbustos de framboesa também têm outra coisa benéfica em si – as folhas. São essas folhas que têm o mesmo valor que os frutos.
Benefícios do chá de folhas de framboesa
O chá de folhas de framboesa não contém cafeína nem seus equivalentes, mas possui muitas propriedades benéficas. Graças às suas propriedades diaforéticas e antipiréticas, ajuda no resfriado. Além disso, auxilia em problemas digestivos, normaliza o sono e reduz o estresse.
No verão, as folhas de framboesa fervidas têm um aroma especialmente intenso, que diminui no inverno. Para preservar o aroma o máximo possível, as folhas são fermentadas. O processo é bastante simples, mas leva alguns dias. Mas acredite, seu esforço não será em vão!
Como preparar o chá de folhas de framboesa
Você não precisa de mais nada além das folhas de framboesa. Selecione apenas as mais jovens do topo do arbusto. Armazene-as em um recipiente de 3 litros até o topo. Coloque o recipiente aberto em um local quente ou ao sol e espere 24 horas.
Em seguida, transfira o conteúdo do recipiente para um saco plástico e coloque-o no freezer por mais 24 horas.
Por fim, espalhe uniformemente as folhas congeladas em uma assadeira com gaze. Coloque-a no forno preaquecido a 60 graus Celsius por 3 horas. Ou cubra-a com um pano e deixe-a ao sol por alguns dias.
