Eis a dica mais invulgar para cultivar orquídeas magníficas

As orquídeas são plantas muito apreciadas por sua beleza e elegância. No entanto, sua manutenção nem sempre é fácil. Entre os problemas nas raízes e a dificuldade em fazê-las florescer novamente, pode ser desafiador manter essas flores que tanto amamos saudáveis. Portanto, todas as dicas são bem-vindas. E se, além disso, forem simples de implementar e eficazes, não importa que sejam um pouco incomuns! Então, descubra esta dica para ter orquídeas magníficas… enquanto recicla suas cascas de nozes de forma inteligente!

Por que usar cascas de nozes para suas orquídeas?

Em caso de pequena fome, as nozes frequentemente entram em cena! Graças à sua riqueza em nutrientes (vitaminas B e E e ômega-3), elas são um lanche maravilhoso, assim como suas cascas, que não ficam para trás e fazem bem às nossas plantas! Colocadas no solo de nossas orquídeas, elas ajudam as plantas a prosperar, tornando o solo mais arejado. Excelentes como substitutas para argila expandida, elas permitem uma ótima oxigenação do solo e um eficiente escoamento da água no vaso. Isso permite que suas plantas absorvam melhor a água fornecida na rega. Colocadas sobre o substrato, elas também ajudarão a reter a umidade e o calor, reduzindo assim a necessidade de regar sua orquídea.

E principalmente, graças à sua riqueza em iodo, elas impedem que o solo fique muito calcário, o que não é bom para o desenvolvimento e a saúde desse tipo de planta. Além disso, esse aspecto iodado atua como um repelente para todos os pequenos insetos prejudiciais que tentam se aproximar demais das flores. Por fim, essas cascas se decompõem muito lentamente, o que permite que a orquídea se beneficie delas por muito tempo.

Como proceder?

Se você estiver usando cascas de nozes, pecãs, avelãs ou macadâmias, as propriedades são as mesmas. No entanto, em todos os casos, você não poderá usá-las como estão em suas plantas. Você deve sempre triturá-las ou esmagá-las com um martelo antes de usá-las. Depois disso, você pode usá-las de várias maneiras.

Primeiro, elas podem ser usadas para drenagem se forem colocadas no fundo do vaso. Caso contrário, podem ser adicionadas delicadamente ao substrato, idealmente com casca de pinheiro, musgos, fibra de coco ou até mesmo argila expandida, se desejar. Assim como borra de café ou cascas de ovos, seus restos de alimentos ajudarão a enriquecer o solo, além de promover uma boa aeração. Por fim, o uso delas como cobertura morta é uma última opção muito eficaz.

E se não tivermos orquídeas, o que fazemos com nossas cascas de nozes?

Suas utilizações no jardim são múltiplas. Então, em vez de jogá-las fora, pense bem! Por exemplo, você pode adicioná-las à sua composteira. Nesse caso, certifique-se de triturá-las bem antes de adicioná-las ao composto para que se decomponham adequadamente. Após alguns meses, você obterá um adubo natural muito eficaz. Você também pode queimá-las diretamente para obter cinzas muito ricas em bons nutrientes. Para todas as suas plantas verdes, plantas de interior, arbustos e até mesmo suas orquídeas, você pode então usar essas cinzas para enriquecer o solo delas!

Deixe um comentário