As formigas podem causar sérios danos em nosso jardim ou horta. À primeira vista, podem parecer criaturas inofensivas e simples, mas na realidade, possuem uma das sociedades mais complexas e organizadas do mundo animal, sendo uma das formas de vida mais evoluídas em nosso ecossistema.
Podem danificar as plantações, porém desempenham funções importantes no ecossistema. Por isso, é preferível manter as formigas longe das plantas do que usar pesticidas para eliminá-las.
Como evitar pesticidas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente para se livrar de formigas, pragas e outros insetos? Existe um método natural, não prejudicial, barato, rápido e eficaz que poucas pessoas conhecem.
MANTENDO FORMIGAS E PRAGAS LONGE DAS PLANTAS COM UM MÉTODO NATURAL
O método que queremos revelar envolve o uso de um ingrediente muito comum, o talco, que todos têm em casa.
O talco age como repelente para afastar pulgões, formigas, pragas e outros insetos. Esta substância contém ácido bórico, que é tóxico para as formigas e as afasta imediatamente.
Existe outra substância à base de boro: o bórax (ou tetraborato de sódio), mas não é recomendado. Com o bórax, uma pasta é preparada com água e açúcar, que é deixada em locais estratégicos nos caminhos percorridos pelas formigas. Os insetos, atraídos pelo açúcar, recolherão a pasta e a transportarão para o formigueiro, mas, uma vez ingerida, morrerão envenenados. Como mencionado anteriormente, é preferível afastar as formigas do que eliminá-las.
Afastando as formigas com talco: como proceder
O procedimento é simples: basta polvilhar talco comum ao redor do caule da planta. Você pode ter certeza de que as formigas se afastarão.
O talco também pode ser distribuído soprando, espalhando-o próximo às plantas como se fosse um verdadeiro inseticida. As formigas, pulgões e outras pragas evitarão cuidadosamente cruzar a área tratada com talco: elas se afastarão.
Certamente, no início, as plantas tratadas terão uma aparência levemente esbranquiçada, mas esse efeito será passageiro.
Poucas pessoas conhecem o método do talco para proteger as plantas de formigas e pragas: vale a pena tentar, pois combate eficazmente esse problema irritante.
É possível evitar a invasão de pulgões?
Os pulgões são um problema que incomoda muito todos aqueles que cuidam de jardins e hortas. É possível prevenir os ataques de pulgões? Sim, é possível com uma medida especial para afugentá-los.
A tática preventiva em questão para combater essas pragas é chamada de mulching. Consiste em cobrir o solo com folhas de plástico ou palha para evitar o ataque de insetos.
No entanto, se a temperatura estiver muito alta, esse sistema deve ser evitado, pois há o risco de as plantas murcharem.
