Se a sua orquídea começou a murchar, mosquitos apareceram nela, o desenvolvimento do sistema radicular e dos brotos parou, e as folhas amarelaram, então são claros sinais de que ela precisa de um novo substrato. É muito provável que tenha se desenvolvido uma doença fúngica no substrato antigo. Uma nova mistura não só ajudará a revitalizar a orquídea naturalmente, mas também lhe dará força para desenvolver raízes e flores!
Primeiramente, é necessário retirar a orquídea do substrato antigo e remover manualmente as raízes velhas, secas, conhecidas como raízes fúngicas e ocas, sem danificar as raízes amarelas, assim como as jovens e saudáveis. Em seguida, enxágue as raízes com água corrente.
Antes de replantar em novo substrato, é essencial desinfetar as raízes e as folhas de fungos e pragas. Você pode desinfetar com água de limão (umedeça um pedaço de algodão com suco de meio limão e água e limpe as folhas) e água com peróxido de hidrogênio (uma colher de sopa de peróxido para meio litro de água, borrife as raízes com um borrifador). Se houver podridão nas raízes, mergulhe as pontas das raízes em canela antes de plantar no novo substrato.
Agora, pegue um novo vaso. Lembre-se de que as raízes da orquídea se desenvolvem bem em um vaso apertado. O vaso deve ter grandes furos de drenagem no fundo + argila expandida. O melhor substrato que se pode usar para orquídeas é a casca de pinheiro. A realidade é que o substrato comprado na loja pode estar contaminado com bactérias patogênicas.
Portanto, é perigoso replantar uma planta fraca nele. Além da casca de pinheiro, você também pode usar cascas de coco. Também é recomendável adicionar musgo que foi previamente desinfetado com vinagre. Preencha o vaso da seguinte forma: argila expandida, em seguida, uma camada de cascas de coco, uma camada de musgo, depois uma camada de casca de pinheiro. Esta mistura ajudará a orquídea a crescer relativamente rápido.
