A podridão da flor: o inimigo número um dos tomates! Como tratá-la para uma boa colheita?

A podridão apical do tomate: causas e soluções
Quando você vai colher os tomates e percebe que estão apodrecidos na altura dos talos, a ponto de caírem ao chão, há um problema sério. De fato, esse problema surge da incapacidade ou impossibilidade da planta de absorver o cálcio.

No entanto, nem sempre a culpa é da planta. É possível que o problema esteja na composição do solo. Isso significa que você cultivou os tomates em solos pobres em cálcio. Para favorecer a absorção desse mineral, é preciso controlar a quantidade de água fornecida às plantas. Muita ou pouca água pode impedir que as raízes extraiam o cálcio necessário. O que pode ser feito a respeito? Entre as soluções imediatas, você pode usar um fertilizante à base de cálcio para fertilizar os tomates. Você pode pulverizá-lo nas folhas e aplicá-lo diretamente no solo.

No entanto, é melhor prevenir do que remediar. Ao semear ou plantar tomateiras, é necessário preparar o solo adequado para um crescimento saudável. Antes do transplante, aumente a matéria orgânica do solo e isso requer um fertilizante rico em cálcio aplicado diretamente no solo. Dessa forma, suas tomateiras crescerão mais rápido. Use um sistema de irrigação por gotejamento para garantir que suas tomateiras estejam constantemente hidratadas. Evite fertilizar em excesso as plantas, especialmente na fase inicial de crescimento.

Deixe um comentário