Você adora a Sansevieria a ponto de querer ter mais de uma planta em casa? Saiba que é possível fazer isso sem necessariamente ter que ir à loja!
Essa planta, também conhecida popularmente como Língua de Sogra ou Planta Serpente, é uma suculenta muito popular e comum como planta de interior.
Suas folhas altas e eretas são sua característica marcante, tornando-a verdadeiramente inconfundível. Mas sabia que é possível multiplicá-la a partir de uma única folha e obter várias mudas diferentes? Vamos explicar passo a passo como fazer isso!
Escolha de uma Folha
O primeiro passo é examinar sua Sansevieria e escolher uma folha para remover da planta principal.
A escolha deve recair sobre uma folha saudável e madura: deve ser uma folha que não seja muito pequena e que não apresente manchas ou sinais de doença ou infecção.
Neste ponto, retire delicadamente a folha do solo, separando suas raízes das da planta principal sem danificá-la.
Com tesouras de jardinagem ou podadoras, corte a folha de Sansevieria em seções de 5-7 cm cada uma até obter retângulos da folha original.
Deixando as Raízes se Desenvolverem
Deixe o corte cicatrizar levemente mantendo as partes da folha ao ar livre por algumas horas.
Agora, tudo o que você precisa fazer é fazer com que os retângulos de folhas individuais desenvolvam raízes. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes.
No Solo
O método clássico envolve enraizar a folha em um solo muito macio, feito com uma mistura de areia e turfa, enterrando a parte inferior da folha na direção do corte (ou seja, colocando a parte da folha que estava realmente na parte inferior quando cortada).
Após colocá-la em um vaso pequeno com solo para vasos, coloque-o em um local quente (acima de 16-18 °C) e bastante iluminado.
Normalmente, a folha pode levar muito tempo para enraizar, até vários meses, e o processo nem sempre é bem-sucedido. Por esse motivo, recomendamos enterrar os diferentes retângulos da folha original em vários vasos para aumentar as chances de que uma das folhas desenvolva raízes.
Na Água
Outro método para enraizar a folha de Sansevieria é na água.
Coloque os retângulos feitos com a folha de Sansevieria em um copo de modo que apenas a parte inferior esteja em contato com a água. A situação ideal é que a folha não toque o fundo do copo: para isso, você deve usar copos ou frascos nos quais a parte inferior seja mais estreita que a superior.
Novamente, como antes, siga a direção da folha.
Normalmente, o tempo de enraizamento no método da água é mais curto e muitas vezes não estamos falando de meses, mas sim de semanas. No entanto, recomendamos que você experimente com vários retângulos em diferentes copos para aumentar as chances de sucesso do processo.
Esse método, também conhecido como método do copo, também pode ser usado com outras plantas, especialmente as suculentas.
Enterrando em um Vaso
Tanto se enraizou no solo quanto na água, uma vez que isso tenha sido alcançado, é hora de transplantar o que agora é uma verdadeira muda em um vaso.
Escolha um vaso de tamanho médio, preferencialmente de barro, e enterre a muda em um solo adequado para suculentas. Em seguida, cuide de sua nova Sansevieria (ou de suas novas Sansevierias, se tiver mais de uma!) como fez com a planta mãe.
Mantenha-a, portanto, em um local suficientemente quente e onde não haja luz solar direta que, com o calor, possa queimar suas folhas.
