Se você quer revigorar sua horta, enterrar cebolas em um vaso com terra é uma excelente opção. Vamos entender melhor esse processo e seus benefícios.
Benefícios Ocultos da Cebola
As cebolas são um ingrediente básico em muitas receitas favoritas dos italianos. Cultivá-las em casa pode parecer um desafio para muitos, especialmente porque nem todos têm espaço para isso. A boa notícia é que existe um truque que permite cultivar cebolas diretamente em casa, mesmo em espaços pequenos, como um vaso de plástico.
As cebolas são versáteis e saborosas, mas também oferecem benefícios especiais para a saúde. São baixas em calorias e ricas em micronutrientes essenciais como vitaminas B, fósforo e potássio. Além disso, são uma boa fonte de fibras, incluindo frutanos, que são benéficos para a saúde gastrointestinal. As cebolas também são ricas em vitamina C, essencial para a síntese de hormônios e proteínas, além de promover a saúde do sistema imunológico.
Além desses nutrientes, as cebolas são ricas em ácido fólico, fósforo, cálcio, vitamina B6 e potássio, proporcionando benefícios em várias áreas do organismo. Têm ação antimicrobiana contra bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Helicobacter pylori. Além disso, podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, beneficiando a glicemia. Estudos mostraram que consumir 100 gramas de cebolas cruas por dia pode melhorar os níveis de glicose em pacientes com diabetes.
Como Enterrar Cebolas em um Vaso de Plástico
Como é possível cultivar cebolas em vasos de plástico? Existem vários vídeos no YouTube onde botânicos especializados explicam esse truque. O procedimento é rápido, simples e os resultados começam a aparecer após os primeiros 7 dias.
Para começar, precisaremos de um vaso de plástico transparente ou, alternativamente, um jarro. Além disso, precisaremos de um estilete ou uma furadeira, algumas cebolas e um faca.
Primeiro, cortamos as cebolas em fatias, removendo os caroços, mas deixando as raízes, que serão fundamentais. Em seguida, fazemos pequenos furos no fundo e nos lados dos vasos e os preenchemos com terra para vasos, deixando um espaço entre a terra e a borda do vaso.
Depois disso, moldamos a superfície da terra para criar um pequeno buraco no centro, onde colocaremos uma cebola com as raízes para baixo. Por fim, colocamos os vasos em recipientes ou pratos e regamos a cada dois dias.
À medida que regamos, notaremos que as primeiras folhas verdes brotam após cerca de 7 dias, um bom sinal para o crescimento das nossas plantas de cebola!
