A única forma de conservar o manjericão seco: um recurso valioso na cozinha

A única forma de conservar a albahaca seca é esta. Hoje vamos te apresentar um pequeno truque para que você possa aproveitar ao máximo esta bela planta aromática.

Albahaca: Fresca Mesmo Quando Seca?

Sim, é possível, mas apenas se você colocar em prática esta técnica conhecida apenas pelos agricultores. Pronto para se surpreender?

Propriedades da Albahaca

Uma planta aromática com um cheiro muito agradável, a albahaca é perfeita para adicionar uma nota forte e intensa aos nossos pratos. No entanto, suas virtudes não se limitam à cozinha. Para os conhecedores da medicina complementar e ayurvédica, as folhas de albahaca são um verdadeiro tesouro, e vamos descobrir o porquê.

Você sabia que esta planta pode ajudar a aliviar alguns desconfortos comuns? Se você sofre de dispepsia ou meteorismo, mastigar 3 folhas de albahaca pode ser a solução para o seu problema. Você também pode usá-las para preparar um decocto ou um chá: o efeito digestivo e depurativo está garantido.

Não é difícil cultivar esta bela e aromática planta. Com os cuidados adequados, você pode ter albahaca fresca e saudável durante um ano. Além disso, nem todo mundo sabe que todas as partes desta planta podem ser utilizadas, exceto a raiz.

A Única Forma de Conservar a Albahaca Seca

A albahaca seca também é um recurso valioso, um tesouro na cozinha e além dela, do qual você deveria se abastecer. Se você não conhece nenhum método de conservação, não se preocupe. Vamos revelar um truque que permitirá que você a guarde por anos!

Primeiro, é importante notar que o que pode ser seco é chamado de “espiga de albahaca”. Existem duas técnicas que podem ser utilizadas. A primeira é realmente simples e consiste em extrair a albahaca simplesmente puxando-a com o método da mão: com o polegar e o indicador, você aperta suavemente o ramo e em poucos segundos terá as folhas em suas mãos.

Basta colocá-las em um saco e deixá-las secar. O segundo sistema, por outro lado, consiste em cortar a espiga e limpá-la posteriormente, procedendo sempre com a secagem.

Certifique-se de aprender a reconhecer os ramos que podem ser cortados. Há um truque: o ramo a ser cortado estará completamente verde e terá flores na parte central, o que indica que a polinização já ocorreu e que ele murchou.

Mas como você se certifica de que a secagem foi bem-sucedida? Simples: quando a albahaca fica verde e seca. Agora, basta colocá-la em um pote de vidro e fechar o pote com sua tampa hermética: você terá albahaca para usar sempre que quiser. Com esta técnica de conservação, ela durará até anos!

Deixe um comentário