Multiplicar uma rosa é fácil graças a uma batata, um ingrediente sempre presente na despensa, e ao incrível truque dos viveiristas.
Rosas no Jardim: Aromas e Cores Incríveis
As rosas são elegantes, eternas e perfumadas. Suas cores conseguem embelezar qualquer ambiente e conferir-lhe um aspecto majestoso, por isso todo mundo gostaria de tê-las em casa. Os viveiristas também pensaram em como multiplicá-las, e para isso basta uma simples batata.
Quem sempre quis um jardim de rosas e quem adora receber rosas coloridas como presente. Naturalmente, para cada cor, o significado muda, e as pessoas se divertem descobrindo qual é o sentimento por trás de cada presente floral.
Dando uma pausa para pensar nesta flor eterna e presenteada, muitas vezes nos encontramos na necessidade de pedir conselhos aos viveiristas para garantir que ela esteja saudável e bonita sem problemas. Contrariamente à crença popular, é uma planta versátil para cultivar no jardim, mas também na varanda.
Multiplicar uma Rosa com Batatas: O Truque dos Especialistas
Para experimentar o truque dos especialistas, você vai precisar de:
- Um lápis ou uma unha
- Hormônio de enraizamento
- Batata para esquejes. É melhor se forem frescas, alongadas e não estiverem podres.
- Tesoura de poda
O primeiro passo é obter os esquejes do rosa principal. Com a ajuda de uma tesoura esterilizada, basta cortar alguns esquejes de 20 cm de comprimento. A planta deve ter pelo menos dois anos e já ter produzido flores, fazendo o corte na diagonal.
Imediatamente após, é necessário mergulhar a base do esqueje no hormônio de enraizamento. Agora é hora de pegar a batata nova e limpa: com a ajuda de um prego ou um lápis, faça um buraco de cerca de 3 centímetros de profundidade.
O esqueje pode ser colocado dentro da batata inserindo-o pela base (a parte cortada). A batata pode ser plantada no solo com substrato universal para vasos, deixando a parte superior exposta e livre.
O vaso deve ser colocado em um local quente – temperatura entre 22/26°C e luminoso. Com o passar dos dias, a batata fornecerá o ambiente ideal para que a rosa se multiplique, graças à água contida no amido.
Para que o processo continue, será necessário ter paciência por algumas semanas, mantendo o solo do vaso úmido através da rega, sem nunca exagerar. Os viveiristas recomendam manter um saco plástico ao redor do vaso, que serve para reter a umidade e o calor durante o dia. Conforme os dias passam, as raízes se desenvolverão e, em seguida, a muda.
Este procedimento nem sempre é bem-sucedido, portanto, é aconselhável pedir conselhos ao viveirista sobre o solo adequado e fazê-lo no verão.
