Estamos prestes a entrar em uma das épocas mais esperadas do ano e se há uma planta que pode ser considerada um símbolo é, sem dúvida, a flor de Natal.
Originária do México, a estrela de Natal é uma planta ornamental maravilhosa que pertence à família Euphorbiaceae. Existem cerca de 100 variedades, com diferentes cores, mas a mais conhecida é, sem dúvida, a Euphorbia pulcherrima, com suas brácteas vermelhas clássicas (suas flores são muito pequenas e amarelas).
Ao contrário da maioria das outras plantas, que necessitam de muitas horas de luz solar para florescer, a flor de Natal é uma planta de dias curtos. Ou seja, ela precisa de longos períodos de escuridão para favorecer os botões florais e a coloração das folhas.
1. Mantenha a flor de Natal no escuro pelo tempo adequado:
Embora necessite de pelo menos 12 horas na escuridão, certifique-se de que a flor de Natal receba luz solar parcial durante o dia.
Mantenha-a na escuridão por 12 a 16 horas, talvez cobrindo-a com uma caixa, e depois permita que receba de 6 a 8 horas de luz indireta durante as próximas 8 semanas.
2. Fertilize duas vezes antes de colocá-la na escuridão:
Todas as plantas precisam de nutrientes para crescer e florescer, e a flor de Natal não é exceção. Use um fertilizante especial e aplique-o pelo menos duas vezes antes de colocá-la na escuridão.
Se estiver buscando uma alternativa natural, utilize cascas de banana, ricas em potássio, que ajudam a fortalecer a planta e estimulam a floração.
Corte as cascas de duas ou três bananas em pedaços e ferva-as em um litro de água por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar e use o líquido para regar a flor de Natal.
3. Mantenha uma temperatura constante:
As flores de Natal são sensíveis a baixas temperaturas: certifique-se de não expô-las a correntes de ar frio ou mudanças bruscas de temperatura.
O ideal é mantê-las a uma temperatura mínima de cerca de 15-22°C durante a noite.
4. Regue adequadamente:
Durante a estação fria, nunca deixe o solo secar completamente antes de regar a planta: as folhas podem começar a apodrecer e cair.
Regue a flor de Natal pelo menos 3 vezes por semana.
Agora que você sabe como estimular a floração da flor de Natal, comece a aplicar as dicas listadas acima para garantir que você tenha uma planta cheia de flores a tempo da temporada de Natal.
