Como cultivar até 10 kg de morangos na varanda e no peitoril da janela este ano. Serão doces e sumarentos como os da floresta

O cultivo de morangos é uma prática comum nos jardins checos, e por boas razões. Os frutos são deliciosos, ricos em vitaminas C e B, provitamina A, além de outros nutrientes benéficos para o organismo humano. Além disso, é uma planta que requer poucos cuidados.

Cultivando Morangos em Vasos

Os morangos são frequentemente propagados por estolhos, nos quais brotam novas plantas. Esses estolhos têm uma excelente capacidade de enraizamento e vitalidade, mas essas características são mais evidentes em seu ambiente natural, ou seja, em canteiros ao ar livre. Para o cultivo em vasos, é necessário um preparo adequado. Primeiro, avalie o estado das plantas-mãe dos morangos e de seus estolhos.

Escolha os estolhos mais saudáveis que estão brotando das plantas-mãe. Em seguida, pegue papel manteiga e recorte pequenos quadrados. Coloque um pouco de substrato permeável em cada um e acrescente uma rodela de banana (com casca), que servirá como fonte de nutrientes. Em seguida, envolva tudo em torno da muda de morango e amarre com barbante. Nessas condições, as raízes devem se desenvolver em cerca de 15 dias.

Doenças Fúngicas em Morangos

Não se esqueça de preparar os vasos. Você pode comprá-los em um viveiro ou supermercado, ou fabricá-los em casa. Você vai precisar de:

Recipientes plásticos com capacidade mínima de 15-30 litros,
Um ferro de solda ou isqueiro e um prego,
Substrato permeável e nutritivo,
Barbante,
Camada de drenagem (por exemplo, perlita ou areia grossa).

Corte os recipientes ao meio e faça alguns furos no fundo. Você pode usar um ferro de solda ou um prego aquecido para isso. Essa ação garantirá um bom escoamento da água e evitará a formação de mofo e fungos. Em seguida, faça furos também nas paredes laterais superiores. Passe o barbante por esses furos, para que você possa pendurar os vasos em uma varanda ou terraço. Por fim, adicione a camada de drenagem e o substrato.

Um Pouco de Paciência é Tudo o que Precisa

Quando tudo estiver pronto, é hora de plantar as mudas enraizadas. Primeiro, desembrulhe as mudas do papel e separe-as das plantas-mãe. Use tesouras ou faca bem limpas e afiadas para isso. Em seguida, faça o plantio e regue bem. Seguindo esse processo, você verá as primeiras flores em 2,5 meses, e os primeiros frutos em mais 30 dias.

Experimentou cultivar morangos em vasos fora do jardim?

Deixe um comentário