O pepino (Cucumis sativus) é uma planta da família das cucurbitáceas (Cucurbitaceae). É cultivado principalmente por causa de seus frutos saborosos, que podem ser usados de diversas maneiras. O plantio desta hortaliça é geralmente associado à segunda metade de maio e a colheita ocorre nos meses de verão. Mas você sabia que pode cultivá-lo o ano todo? Tudo que você precisa é de uma varanda ou terraço.
Variedades Adequadas de Pepino
Para esse tipo de cultivo, você precisará de variedades especiais partenocárpicas, que se caracterizam pela resistência a doenças e pragas, compactas e de menor porte. Algumas delas são:
- Charlotte F1, de pepinos densamente espinhados,
- Minisprint F1, Emilie F1 e Bush Champion F1, de pepinos salada de crescimento curto,
- Dafne F1, de pepinos grosseiros,
- Ministars F1, de mini-pepinos.
Proteja as Sementes de Patógenos
Depois de escolher e adquirir a melhor variedade, é hora de preparar as sementes. Mergulhe-as por pelo menos 30 minutos em uma solução de permanganato de potássio e, em seguida, deixe-as de molho em água descansada por 24 horas. Essas medidas protegem as sementes dos efeitos dos patógenos fúngicos e facilitam a germinação.
Não se Esqueça da Primeira Rega Generosa
Semeie individualmente em um substrato fértil e permeável, com pH entre 6,6 e 6,8. Você pode usar solo universal de jardim misturado com um pouco de areia. Semeie em sacos plásticos ou vasos com pelo menos 7 litros de capacidade e furos para drenagem. Em seguida, regue generosamente.
Escolha um Local Ensolarado ou Levemente Sombreado
Escolha um local ensolarado ou levemente sombreado e, acima de tudo, protegido do vento para os pepinos. Se optar pelo cultivo no inverno, posicione as plantas voltadas para o sul ou sudeste. Durante os dias curtos, adicione luz artificial, de preferência vermelha ou azul, que estimula a fotossíntese. Mantenha a temperatura entre 24-26 °C durante o dia e 18-20 °C à noite.
Como Fertilizar os Pepinos
O cuidado contínuo com os pepinos envolve:
- regas regulares e generosas (a água deve estar em repouso e a uma temperatura de 22-24 °C, além disso, faça ocasionalmente nebulizações ou coloque uma bandeja com água ao lado do vaso para manter a umidade do ar ideal),
- fertilização a cada duas semanas (use fertilizante líquido universal ou uma alternativa caseira).
Lembre-se de podar os pepinos regularmente. Isso irá promover a formação de frutos.
