Benefícios do Louro para as Plantas: Um Segredo para um Jardim Saudável
O louro tem sido usado na culinária há séculos, mas poucos sabem que essa erva pode beneficiar as plantas. Na verdade, ao adicionar folhas de louro em cada vaso, você pode promover a saúde das plantas e acelerar seu crescimento. O louro é um antisséptico natural, contendo fitoncidas, micronutrientes e taninos, tornando-se um excelente complemento para qualquer jardim.
Por que Usar Louro?
As folhas de louro, na verdade, são secas do loureiro (Laurus nobilis), possuindo propriedades antibacterianas e sendo ricas em vitaminas A, B e C, bem como ferro, potássio, ácidos, magnésio, fósforo e cálcio. Todos esses elementos têm um impacto positivo tanto nas plantas quanto no solo. O uso de folhas de louro pode melhorar a qualidade do solo, nutrir as folhas, fortalecer as raízes e as sementes, além de promover o crescimento das plantas.
Para nutrir suas plantas com este auxílio incomum, você pode fazer uma infusão de folhas de louro. Basta pegar três folhas de louro e mergulhá-las em um litro de água quente. Deixe a solução em infusão por quatro horas (ou até esfriar completamente). Depois de pronto, você pode regar as plantas com a infusão ou borrifar as folhas. Você também pode despejar a infusão em um recipiente adequado e mergulhar os vasos de flores nele por alguns minutos (este método é útil, por exemplo, para regar orquídeas, mas as folhas de louro também nutrem outras plantas de interior).
Adubo com Louro e Açúcar
Se precisar revigorar plantas doentes ou danificadas, experimente adicionar açúcar ao adubo. O processo é simples. Primeiro, ferva um litro de água. Em seguida, adicione duas folhas de louro e meia colher de chá de açúcar e misture. Deixe ferver por 5 minutos e depois desligue o fogo, deixando a infusão descansar. Uma hora é suficiente, mas deixá-la de molho durante a noite é ainda melhor. Coe a solução fria e dilua com água na proporção de 1:1. Por fim, aplique nas plantas como spray ou rega.
Por que Colocar Folhas de Louro na Terra?
Ao usar o extrato de louro, você elimina microrganismos prejudiciais no solo, tornando suas plantas mais saudáveis e robustas. Além disso, o aroma atua como repelente para vários tipos de insetos potencialmente nocivos. Você não precisa apenas confiar na infusão – use as folhas de louro inteiras também. Como fazer isso?
Coloque uma folha de louro abaixo da superfície do solo em cada vaso. Alguns jardineiros preferem triturá-la e incorporá-la ao solo. Eles dizem que isso libera melhor os óleos contidos nela. Então, da próxima vez que estiver cozinhando com louro, não se esqueça de adicionar uma ou duas folhas também nos vasos de flores!
