A canela é uma especiaria deliciosa e amplamente utilizada na culinária, especialmente na preparação de doces. No entanto, poucas pessoas a cultivam em casa, apesar de ser muito versátil e fácil de cuidar, podendo ser cultivada tanto ao ar livre quanto dentro de casa.
Esta maravilhosa planta requer poucos cuidados, mas é necessário seguir algumas precauções para garantir seu crescimento saudável. A planta de canela pode atingir uma altura de 15 metros, mas, se mantida em um vaso, dificilmente ultrapassará um metro de altura.
Você pode cultivar canela de duas maneiras: a partir de sementes ou de estacas. Se optar por reproduzi-la através de estacas, precisará apenas de um ramo saudável de outra árvore e incentivá-lo a produzir raízes. Se escolher plantar as sementes, deverá adquiri-las em lojas especializadas e plantá-las em um local não exposto ao sol.
Em ambos os casos, após cerca de 4 meses, será necessário transplantá-las para vasos maiores e definitivos. Lembre-se de que quanto maior o vaso, maior será a planta.
A primeira colheita pode ser realizada após 2 ou 3 anos, e depois a cada 2 anos. Pode parecer um período de tempo muito longo, mas quanto antes começar, mais cedo poderá desfrutar desta maravilhosa planta.
Se a planta crescer demais, é possível podá-la.
Para colher a canela, basta cortar os ramos uma vez que atinjam cerca de 3 centímetros de diâmetro e adquiram uma cor violácea, a cerca de 5 centímetros do tronco principal.
Para usar a canela, remova a casca dos ramos que cortou. Se isso parecer muito difícil, pode deixá-los de molho por algumas horas. Apenas a casca externa é comestível, não a parte interna.
