Poinsétia exuberante, como multiplicar a partir das folhas: florescerá durante meses

Existe um método para ter uma exuberante flor de Natal e multiplicá-la usando suas folhas, fazendo-a florescer por meses. Aqui está como fazer.

Estrela-de-Natal exuberante

No Natal, há uma planta que se espalha exponencialmente a ponto de se tornar um presente floral para dar a um membro da família ou a alguém a quem queremos expressar nossa gratidão.

Estamos falando da estrela-de-Natal, também conhecida como poinsettia, mas cujo nome real é Euphorbia pulcherrima, caracterizada por suas grandes flores e sua cor vermelha, embora também possa ser encontrada na variante branca.

Flor-de-Natal: como multiplicá-la infinitamente

Esta planta evoca, por sua cor principal, vermelha e verde, o Natal, sendo usada para representar a época festiva e alegrar nossas casas.

Tanto suas folhas quanto suas flores são leitosas e muitas vezes é desaconselhado permitir que animais se aproximem dessa planta devido à função tóxica que pode ter sobre o organismo de nossos amigos de quatro patas.

Esta planta ornamental também é usada em outras épocas do ano e geralmente é bastante cara, embora versões mais acessíveis também possam ser encontradas em supermercados.

No entanto, nem todo mundo sabe que existe um método para multiplicá-la indefinidamente usando suas folhas e mantê-la saudável e frondosa mesmo nos meses mais quentes do ano, quando as temperaturas atingem picos que não são ideais para seu crescimento.

O procedimento

Para começar, delicadamente removemos uma folha de nossa estrela-de-Natal e com um estilete retiramos o broto de forma que reste apenas a folha da qual removeremos o caule pela parte de trás.

Para isso, utilizamos um estilete e com cuidado para não nos cortarmos, procedemos a limpar o verso da folha pelo lado do pecíolo que será completamente removido.

Feito isso, pegamos um dente de alho ou o esfregamos na parte que retiramos, ou seja, o verso da folha, para que possa absorver bem o alho.

Depois disso, pegamos uma beterraba e a cortamos em rodelas e, após ter algumas rodelas, as colocamos em cima de terra, colocando as folhas por cima e depois cobrimos tudo com mais terra.

Regamos regularmente e, após 30 dias, veremos o que aconteceu. As folhas da estrela-de-Natal terão desenvolvido raízes e introduziremos a folha, colocando as raízes por baixo, na terra.

Feito isso, regue periodicamente e você verá que aos poucos começará a aparecer o primeiro indício de uma estrela-de-Natal até que cresça com flores exuberantes e coloridas.

Este método serve para multiplicar nossa planta infinitamente e podemos fazê-lo com muitos meses de antecedência, de modo que teremos poinsettias cultivadas por nós, que podemos presentear durante as festas.

Também é possível propagar outros tipos de plantas com este método, embora nem sempre seja utilizado a beterraba vermelha.

Deixe um comentário