Como propagar o cipreste e o thuja de uma forma simples: esta é a técnica dos jardineiros.

É possível propagar ciprestes e tuias também através de métodos caseiros? Com estas orientações de especialistas, será bastante acessível.

Cipreste
Os viveiristas do ramo frequentemente ensinam, passo a passo, como propagar plantas. Um método divertido e natural que possibilita multiplicar os diferentes tipos de plantas sem precisar adquirir novas. Propagar ciprestes e tuias não é difícil, embora certamente demande um mínimo de habilidade com jardinagem para alcançar o objetivo. Como fazer isso? Vamos ouvir os jardineiros.

Cipreste e tuias: quais são as características?
O cipreste e a tuia representam arbustos verdes, frequentemente presentes em jardins como elementos decorativos. São plantas ideais para cercas elegantes e refinadas. Essas espécies de folhas perenes podem atingir até 60 metros de altura, com um desenvolvimento vertical intenso e lento.

Propagação de ciprestes e tuias
No passado, essas plantas foram amplamente utilizadas pelos povos indígenas americanos na construção de canoas, casas e totens. A característica principal dessa madeira é sua resistência e leveza.

Para seu cultivo, prefere-se um solo fértil, que retenha umidade e contenha calcário. O acúmulo de água é prejudicial para a planta, portanto, o solo deve sempre ser bem drenado e enriquecido com pedra-pomes ou areia.

Propagando ciprestes e tuias facilmente
Os ciprestes e tuias, em geral, podem ser propagados por sementes ou por meio de estacas. Muitos jardineiros preferem a propagação por estacas durante a primavera. Isso economiza tempo em relação à germinação das sementes e também preserva as características principais da planta mãe.

Jardineiros experientes enfatizam como realizar essa ação de forma caseira, através de tutoriais em vídeo clássicos. No entanto, é aconselhável sempre buscar orientações práticas com profissionais do setor, para garantir a propagação sem danos ou erros diversos.

Propagação do cipreste
É importante saber que as estacas devem ser colhidas na primavera, de preferência no final de março até o final de abril. Os arbustos, após o inverno, começam a brotar novamente, e cortar algumas estacas significa estimulá-los e fortalecer suas raízes.

As estacas devem ter cerca de 12cm de comprimento, com um diâmetro futuro não superior a 8mm. Os ramos de um ano de idade são os mais adequados, com brotos naturais que podem ser usados como estacas. As estacas devem ser colocadas em um recipiente com água até desenvolverem suas raízes e, em seguida, plantadas no solo para seu desenvolvimento. Durante esse processo, algumas dicas dos viveiristas são úteis:

  • Faça o corte de forma inclinada, se o corte estiver fresco;
  • Remova a casca onde o corte será colocado;
  • Deixe os brotos, removendo apenas as agulhas.

4 comentários em “Como propagar o cipreste e o thuja de uma forma simples: esta é a técnica dos jardineiros.”

  1. Fifst off I would like to say great blog! I hhad a quick question that I’d like to assk if you
    don’t mind. I was interested to know how you center yourself and clear your thoughts prior to writing.
    I’ve hhad trouble cleaaring my thoughts in getting my ideas out.
    I do take pleasure in writing however it just seems like the
    first 10 to 15 minutes are wasted simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations oor hints?
    Thank you! https://gosta.media/

    Responder

Deixe um comentário