O método infalível de propagação de limões a partir de estacas de folhas em minutos.

Com este método, você será capaz de plantar novos limoeiros a partir de estacas de folhas. Basta seguir nossos passos.

Propagar limões a partir de estacas
O limoeiro é uma árvore originária da Índia. É uma planta de folha perene cientificamente denominada Citrus limon. Ao contrário de outros cítricos, esta planta consegue produzir flores e frutos várias vezes ao longo do ano, oferecendo diferentes colheitas para desfrutar de limões em momentos distintos.

Geralmente, o limão tem uma forma elíptica e é de cor amarela. Possui uma ponta, também chamada umbone, e é amplamente utilizado na culinária e além. Desde uma simples salada até outras preparações. A casca do limão, por sua vez, é espessa e rica em glândulas que contêm óleos muito fragrantes.

Plantação de limão
Ter um limoeiro em seu jardim é definitivamente um ativo e agora queremos mostrar como você pode cultivar novos limoeiros a partir de estacas de folhas. Abaixo, no próximo parágrafo, veremos como fazer uma planta apenas a partir de um ramo, um método de multiplicação muito popular.

Novos limoeiros a partir de estacas de folhas: é assim que se faz
Como mencionado, vamos ver como fazer uma planta de limão apenas a partir de uma estaca de folhas. A estaca é um método de multiplicação amplamente utilizado e muito confiável. Ao contrário do plantio de sementes, ele reduz o tempo necessário. Na verdade, plantar sementes é uma operação mais demorada e às vezes até ineficaz.

Ao contrário, plantar estacas significa obter uma planta idêntica à planta mãe da qual o ramo foi retirado. Primeiro, você precisa obter um ramo de limão e fazer isso por volta de março, durante o período de poda desta planta cítrica. O ramo ainda deve estar verde e ter cerca de 20 centímetros de comprimento.

Limões a partir de estacas
Em seguida, certifique-se de que ele tenha mais brotos, e antes de cortá-lo, desinfete bem a faca que usará para fazer o corte. Este último deve ser feito levemente inclinado. Agora, pegue uma garrafa plástica, corte cerca de 12 centímetros da parte inferior e encha com água. Em seguida, pegue um dente de alho e desinfete o local do corte antes de colocá-lo na água.

Ele precisará ficar na água por pelo menos dois meses e você verá pequenas raízes se formando. Agora, troque a água e deixe a estaca assim por mais dois meses. Você verá também novas folhas surgindo com uma cor vibrante. Após cerca de 4 ou 5 meses, então, podemos proceder ao plantio do limoeiro em um vaso.

Plantando uma estaca de limão
Pegue um vaso com terra úmida e faça um buraco bastante grande no centro, onde colocará a estaca com suas raízes. Com o tempo, a planta continuará crescendo e você verá gradualmente que ela se tornará maior e maior. Mas tenha cuidado para fornecer a atenção adequada a ela.

Certifique-se de cuidar adequadamente dela durante os primeiros períodos, especialmente por ser uma muda pequena que deve ser tratada da maneira correta. Por isso, a seguir, daremos algumas dicas. Também lembramos que você deve trocar os vasos quando a planta começar a crescer demais, geralmente após cerca de um ano.

Como cuidar de um limoeiro
Entre as coisas às quais você deve prestar atenção durante os primeiros anos de vida, sem dúvida, estão a rega e a cobertura do solo. É essencial fornecer bastante água. De fato, a necessidade de água do limoeiro é alta, variando entre 20 e 60 m3. É especialmente importante durante a fase de floração e frutificação. Portanto, nunca deixe o solo ficar seco.

A cobertura do solo, por outro lado, é muito útil, especialmente nos primeiros anos. Consiste em proteger o sistema radicular do crescimento de ervas daninhas. Essas ervas podem competir com a planta por água e nutrientes, o que pode afetar o desenvolvimento do limoeiro. Você pode aplicar uma camada de palha e casca de árvore como adubo natural.

1 comentário em “O método infalível de propagação de limões a partir de estacas de folhas em minutos.”

Deixe um comentário