A sua exigência é baixa e a sua folhagem ricamente decorada impressionará toda a gente. Como fazer crescer uma begónia real até ao tamanho gigante?

A begônia é um gênero de plantas angiospermas dicotiledôneas da família Begoniaceae, que inclui centenas de espécies. Sua origem está nos densos bosques tropicais da América do Sul, Ásia e África, onde formam um colorido e exuberante sub-bosque. Graças à sua beleza ornamental – tanto das flores quanto das folhas – as begônias são uma escolha popular para jardins decorativos e ambientes domésticos. No cenário nacional, uma das espécies mais comuns é a begônia rex, que já deu origem a mais de 500 cultivares. Renda-se a elas e cultive uma decoração encantadora para o seu jardim.

Como Cultivar Begônias

Se essas plantas te cativaram, não há nada mais fácil do que começar a cultivá-las. Cuidar delas não é complicado, basta entender suas necessidades. Se você deseja cultivar begônias rex em ambientes internos, escolha uma posição com luz indireta do norte ou leste, ou um local sem luz solar direta. Ela prospera melhor na sombra. A temperatura ideal varia em torno de 15°C, portanto, evite colocá-la em áreas que ficam muito quentes durante os meses de verão, mas também evite correntes de ar.

Como prospera em ambientes com alta umidade, um local adequado poderia ser o banheiro, por exemplo. Regue sua begônia rex duas vezes por semana – o solo deve estar úmido, mas não encharcado. Caso contrário, você corre o risco de apodrecer as raízes. E nunca regue as folhas diretamente, pois isso só danificaria a planta. Para um crescimento exuberante, escolha um substrato mais leve e rico em matéria orgânica, que forneça os nutrientes necessários à planta. Durante os meses de verão, fertilize-a a cada duas semanas com um fertilizante solúvel em água.

Begônias Rex no Jardim

Se você quiser colocar a begônia ao ar livre, novamente escolha locais sombreados protegidos das intempéries (especialmente do vento, que pode quebrar as frágeis plantas). Boas escolhas são locais úmidos com solo fofo e ligeiramente ácido. Devido à sua origem tropical, elas são danificadas por geadas leves. No final do período vegetativo, é necessário movê-las para uma estufa.

Se você deseja multiplicar suas begônias, o método mais comum é cortar as folhas – os pedaços devem ter pelo menos 4 cm de comprimento, com a nervura central. Em seguida, coloque a metade do corte na terra úmida, cubra o recipiente com filme plástico e espere até que a folha enraíze (isso leva cerca de 2 a 3 semanas). As begônias rex não sofrem muito com doenças ou pragas. Os únicos que podem ameaçar sua planta são os pulgões e os ácaros. As doenças às quais ela é susceptível incluem o oídio e o mofo cinzento.

Qual cultivar de begônia chamou sua atenção?

Deixe um comentário