O outono e o inverno são períodos perfeitos para cercar-nos com plantas em vasos. Algumas espécies começam a florescer exatamente nessa época, oferecendo uma agradável alternativa aos dias cinzentos do lado de fora da janela. No final de novembro, você pode desfrutar de uma explosão de cores se decidir cultivar íris em vasos. Vamos explorar os cuidados necessários e também entender por que muitas pessoas ainda se perguntam por que o amarílis em flor ainda é chamado de forma errônea.
O Zephyranthes, também conhecido como Hippeastrum, é uma planta de vaso impressionante. Sua base é um grande bulbo, de onde crescem várias folhas verdes e uma haste longa e rígida, na qual surgem duas a quatro flores de tamanho impressionante. Cada uma pode atingir até 25 centímetros de diâmetro.
Devido a certa semelhança em sua aparência, às vezes o Zephyranthes é erroneamente chamado de amarílis. Esta terminologia é frequentemente utilizada até mesmo por floristas. No entanto, na realidade, trata-se de duas plantas diferentes, com origens, requisitos e períodos de floração distintos. Se você está se perguntando como estimular a floração de amarílis no outono, provavelmente está pensando no Hippeastrum.
Quando a Íris floresce?
As primeiras flores de Hippeastrum geralmente aparecem no final de novembro. Em dezembro, elas estão em pleno florescimento, proporcionando uma adição interessante para os espaços internos e combinando bem com a decoração de Natal. Um toque tropical nos meses frios do inverno não faz mal! A floração pode ocorrer até fevereiro, dependendo muito dos cuidados que você dispensa à planta e das condições que ela recebe.
Como estimular a floração da Íris?
A chave para o crescimento bem-sucedido do Hippeastrum é fornecer-lhe um solo fértil e bem drenado no vaso. A planta aprecia calor e luz, portanto, um canto sombreado da sala não será adequado para o seu desenvolvimento. A temperatura ideal para colocá-la é entre 20-24°C. O segredo para um cultivo bem-sucedido e uma floração exuberante está em regar adequadamente.
Em primeiro lugar, certifique-se de que o substrato no vaso esteja levemente úmido.
Você pode controlar a necessidade de água da planta mais facilmente se encontrar um vaso com furos de drenagem para o Hippeastrum e colocá-lo em uma bandeja.
Regue generosamente. Após um quarto de hora, escoe toda a água que se acumulou na bandeja.
No entanto, tome cuidado para não exagerar na quantidade de água – não deve haver estagnação na superfície do solo.
A frequência de rega depende principalmente das condições da sala – temperatura e umidade. Quanto maior a espécie cultivada, maior será a sua necessidade de água. Antes do período de floração, verifique diariamente o estado do solo. Até mesmo uma pequena seca pode ser a razão pela qual o Hippeastrum não floresce.
Editorial: A paixão em você.
Artigos relacionados:
Estas plantas funcionam como absorvedores de umidade.
A violeta-africana não está florescendo? Os erros mais comuns durante o cultivo.
