Muitas pessoas não sabem que além dos frutos de framboesa, também é possível colher as folhas desta planta. Junho é o momento ideal para isso, pois é quando contêm a maior quantidade de substâncias benéficas para a saúde. Elas podem ser colhidas e seus benefícios aproveitados até o outono.
As folhas estão repletas de vitaminas, especialmente B12. Além disso, contêm muitos ácidos orgânicos. Elas são ótimas para complementar a energia e garantir vitalidade. São literalmente o elixir da vida.
Antigamente e até hoje, as folhas de framboesa são utilizadas no tratamento de inflamações na boca, dores de dente e problemas de pele. Para as mulheres, também ajudam nas cólicas menstruais, dores abdominais e diarreia.
Elas são excelentes aliadas nos problemas do trato urinário. Ajudam a eliminar bactérias e previnem o retorno da doença.
Se você está procurando uma verdadeira ajuda para cólicas menstruais, muitas mulheres recomendam as folhas de framboesa, que estimulam o útero, responsável pelo desenvolvimento fetal durante a gravidez. No entanto, não é recomendado para mulheres com menos de 34 semanas de gestação. Como o chá é benéfico apenas em estágios mais avançados da gravidez, nos estágios iniciais pode causar aborto espontâneo.
As folhas também são ótimas para banhos, ajudam a tonificar e iluminar a pele. Também ajudam nas varizes, seja na forma de compressas nas áreas doloridas. Basta vaporizá-las com água quente, mergulhá-las na infusão e aplicá-las na pele.
Você pode preparar chá tanto com folhas frescas quanto secas de framboesa. Para fazer uma tintura, basta despejar álcool sobre as folhas e deixar em um frasco escuro em um local escuro por 3 semanas. Agite ocasionalmente o frasco. Em seguida, coe a tintura. É adequada para beber e para uso externo, na forma de compressas para acne ou varizes mencionadas.