Se você não sabe como proteger corretamente suas rosas no inverno e quer garantir que suas preciosidades verdes sobrevivam à estação sem danos, inspire-se aqui.
As rosas são muito populares como flores de jardim. Infelizmente, nem sempre elas prosperam como esperamos. O maior obstáculo costuma ser o inverno. Muitos donos de canteiros de rosas cometem erros nessa época do ano sem perceber. Veja os erros mais comuns e aprenda a lidar com eles de uma vez por todas.
Como preparar rosas para o inverno:
Os brotos das rosas trepadeiras devem ser dobrados ao chão e cobertos com uma camada espessa de galhos de abeto. Na base do arbusto, adicione uma pilha de terra seca com pelo menos 30 cm de altura. Isso ajuda as rosas a manterem as raízes aquecidas, para que não sejam afetadas pelo frio intenso. A temperatura sob esse abrigo de terra (mesmo na ausência de neve) permanece significativamente mais alta por um longo período do que do lado de fora. Na primavera, você poderá desfrutar de muitos botões e poderá podar as rosas conforme desejado.
Cubra as rosas em duas fases. Primeiro, adicione a terra em menor quantidade para proteger as rosas de geadas leves pela manhã. Adicione o restante da cobertura após a chegada do clima frio. Geralmente, quando o solo começa a congelar levemente (o que normalmente ocorre até o final de novembro), é hora de cobrir completamente as rosas. É melhor fazer isso em clima seco. Além disso, entre as fileiras de rosas, você também pode cobrir o solo com uma camada de palha velha, casca triturada ou folhas secas.
Com o que cobrir as rosas:
É aconselhável isolar o solo com outros materiais naturais. Uma técnica muito popular e comprovada é cobrir as rosas com uma camada de galhos de abeto ou folhas secas. No entanto, a camada deve ter pelo menos 10 cm de espessura. Se não tiver material de jardim disponível, você pode usar folhas de carvalho e outros restos de plantas que não se decomporão durante o inverno.
Quadros como garantia:
A forma mais confiável de proteção é a instalação de verdadeiros abrigos. Nesse caso, são construídas estruturas ao redor das rosas com cerca de 50 a 60 cm de altura, revestidas com qualquer material isolante, como tecido não tecido ou papelão. Tudo é então coberto com plástico. E quando a temperatura cair abaixo de -10°C, o abrigo é fechado também na parte superior.
Esse método de proteção de rosas é chamado de “air-dry” em inglês, porque as plantas são protegidas contra a entrada de umidade excessiva, e ao mesmo tempo, uma camada de ar ao redor delas as protege do congelamento. Esse método é particularmente confiável quando as rosas estão ameaçadas por uma grande quantidade de neve molhada. Infelizmente, este método é um pouco exigente em termos de tempo do jardineiro – aproximadamente a partir de abril, as rosas precisam ser ventiladas regularmente.
Outras informações importantes:
Se nevar no inverno, o abrigo de galhos ou folhas será mais do que suficiente. No entanto, se houver geadas quase o tempo todo, será necessário reforçar a proteção das rosas com outra camada de folhas ou galhos.
