COMO AQUECER A CAMA DE SEMENTES PARA FACILITAR A GERMINAÇÃO DAS PLÂNTULAS

O semillero é uma excelente ferramenta para cultivar mudas protegidas das intempéries e fazê-las brotar mais rapidamente.

Mesmo que você não tenha um dedo verde, o método para germinar rapidamente as mudas no semillero, que vamos descrever abaixo, irá ajudá-lo.

SEMILLERO: PARA QUE SERVE

O inverno, nesta época, parece já ser uma lembrança distante, e no jardim começamos a pensar nas hortaliças para o verão. Provavelmente, você também, durante o período difícil que parece ter durado mais este ano, confiou em um semillero para poder cultivar mudas protegidas e depois plantá-las na terra.

Um semillero é um espaço pequeno, fácil de gerenciar e regar, principalmente quando as temperaturas estão baixas. Pode ser instalado no terraço ou no jardim.

No entanto, talvez devido à inexperiência ou à adoção de técnicas erradas, seu semillero não tenha dado os frutos que você esperava. Diante da próxima temporada de frio, revelamos alguns segredos para germinar eficaz e rapidamente as mudas do seu semillero. Continue lendo.

Como germinar rapidamente as mudas

Para entender bem o método para germinar rapidamente as mudas no semillero, podemos tomar como referência as sementes de tomate e pimentão. Primeiro, afrouxe um pouco a terra. Isso preparará o que é chamado de cama quente. Você adicionará esterco e palha para proteger o solo. Isso produzirá calor no solo naturalmente.

Em seguida, use água quente para aumentar o calor do solo. O processo de aquecimento pode durar até dois meses. A camada de palha por baixo e o esterco por cima devem ser cobertos com uma pulverização de cal. Isso limitará o crescimento de fungos nocivos e regulará o pH. A cal liberará calor adicional.

O próximo elemento que você precisará é areia fina, cujo objetivo é tornar o substrato mais homogêneo e reter a umidade. Por fim, você precisará de terra comum para vasos para nivelar tudo. Neste ponto, você já pode regar abundantemente.

A cama quente pode ser coberta com agrotextil e nylon, não em contato direto com o solo. Com tábuas de madeira, você pode criar uma estrutura para segurar a proteção. Depois de construir o quadro, regue-o e adicione terra de boa qualidade.

Neste ponto, você já pode semear as sementes de tomate e pimentão. Você pode distribuí-las grosseiramente no solo e depois cobri-las com a terra de antes.

A temperatura necessária para a germinação é de 25 graus e é muito importante que não haja grandes flutuações de temperatura. Os pimentões, por exemplo, nunca germinarão em temperaturas inferiores a 14 graus.

Deixe um comentário