COMO CUIDAR DOS GERÂNIOS EM SETEMBRO PARA OS VER EM FLOR MESMO DEPOIS DO VERÃO

Cores vibrantes, mas em uma composição tão delicada que esta planta é considerada a rainha das plantas de varanda: estamos falando, é claro, do Gerânio.

Essa planta muitas vezes é associada às belas varandas parisienses, daí uma de suas variedades receber o nome. Mas ela é muito mais do que uma planta decorativa: para muitos, o Gerânio é a planta com flores por excelência, podendo ser cultivada até mesmo por aqueles que são iniciantes no mundo da jardinagem.

Passados os principais meses de verão, em setembro, esta planta ainda pode manter sua floração, que pode durar até o final do outono. Vamos ver o que podemos fazer para ajudá-la.

Continuar adubando
Muitas pessoas acreditam que, uma vez passado o mês de agosto, a fertilização dos gerânios deve ser suspensa: isso não é verdade!

Os viveiristas recomendam adubar esta planta desde o início da primavera até o início do outono (até o final de setembro ou início de outubro).

O melhor adubo é um específico para plantas com flores, contendo principalmente nitrogênio, potássio e fósforo. Na verdade, também é possível usar alguns adubos naturais.

Um exemplo? Basta espalhar algumas borras de café ou pó de café moído na terra ao redor da base da planta a cada 2-3 semanas para fornecer uma boa dose de nitrogênio. O resultado será uma planta mais forte e uma floração mais longa e abundante.

Proteção contra as flutuações de temperatura
Setembro, infelizmente, é o mês em que as temperaturas geralmente começam a cair. Muitas vezes, durante o dia, as temperaturas permanecem muito altas, enquanto à noite podem cair bruscamente.

Nosso conselho é evitar essas oscilações de temperatura, que podem causar um choque na planta e fazer com que suas flores caiam repentinamente. Se à noite estiver muito mais frio, talvez seja possível levar o gerânio para dentro de casa.

Quando a temperatura se estabilizar, lembre-se de que pode deixar o gerânio ao ar livre. Com a chegada do frio, no entanto, sua floração cessará e a planta só manterá suas belas folhas.

Proteção contra o vento
Outra característica de setembro é a ocorrência, às vezes, de mau tempo no final do verão, com ventos muito fortes.

Ah, esqueci de mencionar! Se você gosta dessas Dicas Naturais, posso enviá-las para você todos os dias diretamente pelo WHATSAPP! Inscreva-se no meu Canal! Estarei esperando por você!

Infelizmente, as fortes rajadas de vento podem arrancar os galhos mais lenhosos de nossos gerânios ou fazer com que suas flores caiam, interrompendo assim a floração.

O importante, portanto, é protegê-los do vento. Para isso, você pode simplesmente mover a planta para um local mais abrigado ou cobri-la com um tecido protetor respirável.

Regar um pouco menos
Chegamos agora a um dos pontos sensíveis do cultivo de gerânios: a rega.

Como muitas pessoas já sabem, durante os meses de verão, de junho a agosto, o gerânio deve ser regado com mais frequência, pois precisa de mais água. Em setembro, é preciso ajustar a rega de acordo com a temperatura, reduzindo-a gradualmente.

Na prática, você pode se orientar tocando a terra ao redor da base da planta: quando estiver seca, até mesmo em profundidade, é hora de regar. Se, pelo contrário, ainda estiver úmida, espere um pouco mais antes de regar.

Regar nas quantidades adequadas é um dos principais segredos para manter a planta cheia de flores, mesmo neste mês!

Deixe um comentário