Como cultivar beterraba em casa, passo a passo

A beterraba é um vegetal versátil e resistente, capaz de tolerar tanto o calor quanto o frio. Hoje, vamos explorar como cultivá-la da melhor maneira possível.

Primeiramente, é importante remover as ervas daninhas, pedras, resíduos de colheitas anteriores e quaisquer detritos para garantir que a beterraba receba a quantidade adequada de nutrientes. Certifique-se de que o solo tenha uma boa drenagem e que não forme poças facilmente. O solo deve ser trabalhado em profundidade com uma pá manual. Se o solo for pesado, é melhor prepará-lo no final do outono. Se for leve, pode ser preparado no início da primavera. Antes de plantar a beterraba, umedeça o solo. Isso reduz o risco de as sementes serem lavadas pela força da água. Antes de começar a semear, espalhe um pouco de composto no solo para melhorar sua qualidade geral. Misture o solo a uma profundidade de 10 a 15 cm e coloque as sementes a uma profundidade de 3 cm em sulcos rasos.

É importante garantir que a semente de beterraba esteja em contato total com o solo, então um substrato sólido é necessário para garantir que a raiz se fixe. A irrigação por gotejamento é a mais recomendada, pois também previne doenças. Após cinco semanas, se as plantas tiverem 4 ou 5 folhas, será necessário escolher as mudas mais saudáveis e fortes, caso mais de uma semente tenha germinado em cada buraco. Acrescente uma fina camada de composto rico em fósforo e potássio. Você pode cobrir as plantas para protegê-las de pássaros e outros predadores. O pulgão que mais afeta a beterraba é o pulgão negro. Para combatê-los, você pode aplicar sabão de potássio na base das plantas. Para prevenir o aparecimento de ferrugem, é necessário identificar e eliminar a planta infectada nas áreas circundantes de cultivo.

A beterraba é um cultivo que pode ser plantado praticamente o ano todo, com o sabor que faz toda a diferença em algumas beterrabas compradas. Experimente e não se arrependerá!

Deixe um comentário