Presenciar nossas plantas florescerem é uma das maiores conquistas de qualquer jardineiro, seja ele experiente ou iniciante. As flores frequentemente são a razão pela qual compramos nossas plantas. No entanto, às vezes não conseguimos fazê-las florescer.
Não todas as plantas florescem, mas é verdade que muitas não o fazem porque não encontram suas condições ideais de luz, rega, temperatura e vários outros fatores que podem afetar sua floração.
Por exemplo, plantas como a sansevieria, o tronco da felicidade ou a monstera deliciosa são associadas a belas folhas, mas poucos sabem que também podem florescer.
Por que minhas plantas não florescem?
Existem muitos fatores que podem influenciar a falta de floração das plantas, mas é necessário, antes de tudo, identificar o tipo de planta e descobrir quais são suas condições ideais, além de conhecer sua idade.
As plantas não florescem até atingirem um certo nível de maturidade. Algumas podem levar anos para produzir suas primeiras flores, então é importante conhecer cada espécie.
Os principais fatores que influenciam a floração das plantas são:
- Falta de luz: Cada planta tem necessidades específicas quando se trata de luz. Se você mantiver uma planta que precisa de muita luz na sombra, obviamente ela não florescerá. O oposto também é verdadeiro.
- Temperatura: O frio excessivo pode matar os brotos de uma planta ou fazer com que as flores durem muito pouco. Para isso, é necessário escolher as plantas certas de acordo com o local onde você vive.
- Rega: Uma planta seca nunca terá a energia necessária para florescer. Por outro lado, uma planta que recebe muita água pode morrer ou ficar cheia de fungos, então não florescerá.
- Deficiência de nutrientes: Como qualquer outro ser vivo, as plantas também precisam dos nutrientes adequados e, quando faltam, deixam de crescer, não florescem e apodrecem. Um excesso de nutrientes também pode ser prejudicial.
- Insetos ou doenças: Os insetos enfraquecem nossas plantas, roubando sua energia para florescer. É importante manter afastadas de nossas plantas cochonilhas ou formigas que literalmente podem colonizá-las.
Como preparar um fertilizante que estimule a floração:
A deficiência de nutrientes é uma das razões pelas quais nossa planta não floresce. Nutrientes como fósforo e potássio são importantes para estimular a floração: é aí que entram os fertilizantes, substâncias que fornecem nutrientes que as plantas podem absorver.
Para fazer as plantas florescerem mais rapidamente e abundantemente, você precisará de dois ingredientes: 50 gramas de gengibre fresco e meia rama de canela.
Pique o gengibre em pedaços pequenos e triture-o junto com a canela. Você pode fazer isso em um liquidificador ou processador de alimentos.
Uma vez que tenha uma mistura úmida e homogênea, coloque-a em um frasco de vidro com tampa e guarde na geladeira.
Para fazer o fertilizante, misture meia colher de chá da mistura de gengibre e canela com um galão de água. Deixe descansar por algumas horas e depois use a solução para regar qualquer planta que não esteja florescendo.
O gengibre fresco, em pequenas quantidades, é um excelente aliado das plantas. Esta raiz é uma grande fonte de potássio, um nutriente vital para a floração, e seu aroma afastará os insetos.
A canela pode estimular o crescimento das raízes e é muito útil contra os fungos das plantas, que costumam ser a causa da falta de floração.
