A Estrela-de-Belém é uma planta que evoca o espírito do Natal. Decora nossos interiores com suas brácteas vermelhas, embora também existam variedades amarelas, laranjas e até brancas. Embora o cultivo da Estrela-de-Belém não seja muito difícil, alguns erros na sua manutenção podem fazer com que suas folhas murchem ou amarelem. Como manter a poinsettia viva pelo maior tempo possível? Siga algumas regras e a Estrela-de-Belém florescerá novamente no próximo ano.
Cuidados com a Estrela-de-Belém. Como manter a poinsettia viva pelo maior tempo possível?
O que fazer para que a Estrela-de-Belém floresça novamente? Siga algumas regras
Sumário:
Como cultivar a Estrela-de-Belém?
Problemas mais comuns com a poinsettia
O que fazer para que a Estrela-de-Belém floresça novamente?
Como cultivar a Estrela-de-Belém?
A Estrela-de-Belém, também conhecida como poinsettia, é um dos símbolos do Natal. Esta planta elegante é uma excelente decoração para qualquer interior, proporcionando-lhe uma atmosfera festiva única. A principal atração da poinsettia são suas brácteas coloridas, que formam uma roseta em forma de estrela. A Estrela-de-Belém não é difícil de cultivar, mas pode ser um pouco temperamental. Basta seguir algumas regras simples e, por muito tempo, ela vai alegrar seus olhos com suas belas e coloridas brácteas.
Para garantir que a Estrela-de-Belém permaneça bonita por vários meses, é importante adquirir uma planta saudável. Antes de comprar, verifique o estado das folhas e das brácteas – elas devem estar com cores vivas, sem danos visíveis ou falhas. No caminho da loja para casa, proteja a planta do frio e do vento, que são muito prejudiciais para a poinsettia. A Estrela-de-Belém gosta de locais bem iluminados, mas evite colocá-la diretamente sob a luz solar direta e perto do aquecedor.
A temperatura ideal para esta planta é de 15-22°C. Correntes de ar também afetam negativamente sua condição, portanto, durante a ventilação, é melhor mover a poinsettia para outra sala. Ao regar a Estrela-de-Belém, é importante ser moderado – o torrão de raízes não deve estar muito úmido nem muito seco. É melhor regá-la apenas quando a camada superior do solo começar a secar.
Leia também: Decorações de Natal com a Estrela-de-Belém. Ornamentos duradouros até o Dia de Reis
Problemas mais comuns com a poinsettia
Infelizmente, o cultivo da Estrela-de-Belém pode apresentar problemas. Às vezes, acontece de suas folhas amarelarem e caírem. Existem pelo menos alguns fatores que podem ser a causa disso. Entre eles estão más condições de iluminação, temperatura muito alta ou muito baixa no ambiente, bem como erros na rega. A perda de folhas da poinsettia também pode ser causada por correntes de ar. Evite esses erros de manutenção se quiser que sua Estrela-de-Belém seja um deleite durante o período festivo e além dele.
O que fazer para que a Estrela-de-Belém floresça novamente?
Muitas pessoas tratam a Estrela-de-Belém como uma planta sazonal e simplesmente a descartam após a floração. No entanto, descobre-se que, com os cuidados adequados, ela tem a chance de florescer novamente no próximo Natal. O que fazer para que a Estrela-de-Belém floresça novamente? Após as festas, comece a fertilizar a planta com um fertilizante líquido rico em potássio. Em abril, corte os caules da poinsettia a cerca de 10 cm do solo e leve-a para um local mais fresco (temperatura de 13-16°C). No início de maio, é recomendável replantar a Estrela-de-Belém em um novo substrato. Coloque o vaso em um local claro, mas não diretamente sob o sol, com temperatura não superior a 18°C.
A poinsettia é uma planta de dia curto, o que significa que forma botões florais apenas quando os dias estão encurtando. Se quisermos que a Estrela-de-Belém floresça no Natal, devemos levá-la para um ambiente escuro durante o dia ou simplesmente cobrir a planta com papelão. Isso deve ser feito já no outono. A poinsettia precisa ficar no escuro por cerca de 14 horas por dia. Neste momento, também reduzimos a rega e diminuímos a temperatura para cerca de 15°C. Com isso, a Estrela-de-Belém nos recompensará com flores para o próximo Natal.
