Cultiva fúcsia num vaso? Cuidado com os erros, senão a sua planta pode morrer

Você ficou encantado com as fúcsias, mas não tem certeza de como cultivá-las? Vamos te ajudar. Muitos de nós queremos usar a beleza desta planta como destaque em nosso terraço ou jardim da frente. É verdade que suas belas flores imediatamente chamam a atenção, mas é necessário seguir as principais diretrizes para o seu cultivo.

Você cultiva fúcsias em vasos? Cuidado com os erros, caso contrário, sua planta pode morrer.

  1. Cuidado com o Sol: As fúcsias suportam o sol, mas não suportam vasos superaquecidos. Se alguém as cultiva em uma varanda quente do sul, a rega pode até matá-las – a água derramada em um solo superaquecido simplesmente ferve as raízes. Naturalmente, as plantas enraízam-se em uma temperatura estável de cerca de 10°C. Na natureza, as fúcsias crescem sob a copa de árvores de folha caduca, em solo florestal abundante, onde ocasionalmente os raios de sol penetram entre as sombras em movimento. Quando cultivadas em vasos, devemos estar atentos a isso.
  2. Isolamento do Vaso do Calor: O vaso precisa ser colocado em um vaso maior e o espaço entre eles deve ser preenchido com uma camada de isolamento, como pedregulhos ou pedaços de poliestireno. Um grande vaso diretamente para a planta não é uma boa solução, porque com o tempo ele esquenta da mesma forma que um pequeno e o problema da rega é o mesmo. Além disso, se o substrato não estiver suficientemente enraizado, ele pode facilmente apodrecer, pois os fungos têm mais espaço para crescer. Portanto, ao transplantar, recomendamos apenas um vaso cerca de 2 cm maior. As fúcsias não se importam se toda a parte subterrânea estiver cheia de raízes, pelo contrário – elas devem ser regularmente fertilizadas.
  3. Rega: As fúcsias se sentem melhor e são mais bonitas em um clima moderado e úmido. Em temperaturas acima de 20°C, para se protegerem do calor, elas fecham os poros e perdem água apenas minimamente. Se regarmos a planta em um dia úmido, podemos facilmente “afogá-la”. Assim como em outras plantas de vaso, a rega excessiva é uma causa comum de morte das plantas. Para regar, utilize água superficial, que é ideal, assim como a água da chuva. A água dura não é adequada para as fúcsias que requerem um pH ligeiramente ácido.
  4. Prevenção de Doenças e Fungos: Os fungos também podem ser prevenidos com a nutrição adequada. Ao contrário da prática comum, recomenda-se fornecer às fúcsias, desde o início da primavera até o outono, um fertilizante solúvel com a mesma proporção de nitrogênio, fósforo e potássio, o que as fortalece. Isso as torna mais resistentes a doenças e pragas. O excesso de nitrogênio não é bom, mas sem ele elas não cresceriam nem seriam capazes de absorver outros elementos. Durante a temporada, é bom fertilizar com o fertilizante Kristalon, que contém 19% de nitrogênio, 19% de fósforo e 19% de potássio. Não podemos usar o fertilizante NPK comum, pois contém cálcio, que as fúcsias não toleram em grandes quantidades.
  5. Modelagem de Árvore: As coroas floridas em um tronco são muito bonitas. Ao moldar uma muda em crescimento, quebramos as folhas da mesma forma que fazemos com os tomates, mas deixamos as folhas no tronco até caírem por si mesmas. No topo da coroa, deixamos 3-4 brotos, com o tempo os encurtamos para que se ramifiquem e gradualmente começamos a moldar a coroa. Até a delicada fúcsia (Fuchsia procumbens) pode se tornar uma árvore interessante, se um ou mais brotos se enrolarem em um suporte. As fúcsias também podem ser enxertadas, na coroa da árvore em cunha ou sob a casca podemos enxertar diferentes variedades.
  6. Invernação: Na época de hibernação, é ideal que a temperatura varie de 4 a 5°C, as fúcsias suportam até o congelamento, desde que não congele. Antes da hibernação, devemos cortá-las dois terços – a poda de outono é benéfica por várias razões. A fúcsia é uma planta de dia longo, no inverno os dias são curtos e não é um período fácil mesmo em “hibernação”. Os dias escuros cortados de novembro a janeiro são mais fáceis de superar. Nessa época, não fertilizamos a fúcsia e a regamos apenas minimamente. Quem tem espaços adequados, como uma garagem iluminada, corredor, e assim por diante, pode hibernar as fúcsias mesmo em temperaturas mais altas, mas mais de 10°C já não lhes convém. Embora a planta se alongue um pouco no inverno, a poda de primavera resolve tudo. Na primavera, endureça as fúcsias o mais rápido possível. Se você tiver apenas algumas plantas, pode facilmente levá-las para dentro de casa à noite, quando há risco de geada. No ar fresco, elas reviverão rapidamente e lindamente.

Você cultiva fúcsias em vasos? Cuidado com os

erros, caso contrário, sua planta pode morrer. Poda A forma de árvore é uma prática comum na Holanda. Como fazer? Usamos uma caixa de madeira ou uma geladeira ou freezer desativados como contêiner. Retiramos as fúcsias dos vasos, as tratamos contra mofo e as colocamos na caixa deitadas. Em seguida, cobrimos as raízes com turfa levemente umedecida. Ao podar, podemos colocar as raízes das mudas em sacos plásticos, que manterão a umidade. Enterramos a caixa idealmente em uma estufa ou estufa, que não precisa ser aquecida, mas oferece alguma proteção. Enquanto não congelar, a tampa deve permanecer aberta. Quando a temperatura cair abaixo de zero, fechamos a tampa e isolamos com camadas de palha. Na primavera, transferimos as mudas para vasos e gradualmente as endurecemos. O método de trabalho tem a vantagem de que as fúcsias são tratadas e replantadas inteiras todos os anos, portanto, elas têm um novo começo. No entanto, belas árvores de muitos anos não podem ser hibernadas dessa maneira. Também tenha cuidado para que não entrem toupeiras e ratos na “hibernação”.

Deixe um comentário