Cultive uma quantidade infinita de salsa no parapeito da sua janela a partir de sementes. Ela fornecer-lhe-á vitaminas mesmo durante o inverno mais rigoroso

A salsa (Petroselinum crispum), se cultivada corretamente, pode enriquecer seus pratos com uma variedade de vitaminas e sabores. E suas delicadas folhas podem ser colhidas até mesmo no parapeito da janela; tudo que você precisa fazer é cultivar esta erva a partir de sementes. Tanto em um vaso doméstico quanto em um jardim, é possível cultivar dois tipos de salsa: a de folhas lisas e a de folhas crespas. No entanto, em casa, a variedade de folhas lisas geralmente prospera um pouco melhor. Esta não é uma planta exigente.

Condições adequadas para o cultivo de salsa
A salsa prospera onde houver solo fértil e nutritivo, umidade adequada e luz. No jardim, geralmente se dá bem sob árvores frutíferas ou ao longo de cercas ou entre as fileiras de videiras em um vinhedo. Para seu contentamento, ela só precisa de um fator: umidade constante. Portanto, se estiver cultivando-a em solo descoberto, você precisará regá-la frequentemente, mas em casa, algo semelhante não é necessário.

O maior risco aqui costuma ser a proximidade com o aquecimento central, que causa a rápida secagem do torrão de raízes, o que pode ser fatal para a salsa. As sementes adoram solo nutritivo, então recomendamos misturar o solo comum do viveiro com composto. No entanto, não composte a salsa em grandes quantidades, pois ela contém um hormônio que inibe o crescimento de outras plantas. E este hormônio não é destruído pelos processos de decomposição.

Preparação das sementes de salsa para o plantio
A salsa tolera bastante o frio, então não é necessário cultivá-la inicialmente em um ambiente quente; você pode até mesmo colocar os recipientes para semear em uma área fresca, como um corredor frio. Antes de semear, deixe as sementes de molho por cerca de 12 a 24 horas, o que ajuda a liberar os inibidores de germinação.

Em seguida, prepare fileiras de 1 a 3 cm de profundidade nos vasos, espalhe uniformemente as sementes e cubra com terra. Regue delicadamente e aguarde até que a salsa germine.

Assim que as folhas verdadeiras começarem a aparecer além das folhas cotiledonares, ajuste as fileiras. As plantas devem ter uma distância de 6 a 8 cm uma da outra, mas isso se aplica ao cultivo no jardim. Para o cultivo em casa, você pode diminuir o espaçamento pela metade. Desde este momento, você também pode começar a colher as folhas pequenas. No entanto, tenha cuidado e use tesouras. Se arrancar a salsa das raízes, ela não se recuperará e morrerá. E isso seria realmente uma pena.

O que você precisa saber sobre o cultivo de salsa
As primeiras mudas geralmente aparecem em 15 a 20 dias. Se quiser acelerar a germinação e romper a casca dura da semente, deixe-as de molho em vodka por 15 a 20 minutos. Em seguida, lave-as bem em uma peneira sob água corrente. Se quiser apenas pré-cultivar a salsa em casa, use caixas de ovos de papelão. Coloque solo em cada cavidade e, mais tarde, as mudas poderão ser facilmente retiradas e transplantadas para o jardim.

Deixe um comentário