Como cuidar melhor da nossa planta de erva aromática por excelência? Uma dose equivalente a uma colher de um ingrediente natural e facilmente disponível pode nos ajudar a ter um manjericão saudável e exuberante por anos.
Manjericão e Café
A cultura italiana está entre as mais belas e ricas do mundo, especialmente no que diz respeito à arte culinária. É bem sabido agora quanto a nossa cozinha é amada e apreciada por povos de todo o mundo. O mérito dessa maravilhosa reputação, além das deliciosas receitas típicas de cada região, também é das matérias-primas que costumamos utilizar, todas de excelente qualidade e com um sabor único que as distingue.
Até mesmo as especiarias e os aromas, quando se trata de cozinha italiana, desempenham um papel de extrema importância, tanto para dar sabor quanto para decorar nossos pratos. Tomilho, alecrim e salsa, de fato, são apenas algumas das ervas que tornam cada garfada única. No entanto, o aroma que mais expressa a essência da italianidade à mesa é apenas um: o manjericão. Seja cozido; cru; sobre a pizza; em um prato de espaguete ou entre as camadas de uma parmigiana, o manjericão libera um sabor inimitável, razão pela qual, em nossas casas, nunca pode faltar.
O melhor método para tê-lo sempre à mão é comprar uma pequena planta e mantê-la na varanda ou no jardim, mas não é raro que, de repente, ela seque e morra. Na realidade, para evitar que isso aconteça, existe um método fácil e natural que todos podemos colocar em prática. O que precisamos? Apenas um ingrediente. Qual? Vamos descobrir juntos.
MANJERICÃO: COMO DEIXÁ-LO SAUDÁVEL E EXUBERANTE
Ter à disposição tudo o que precisamos é indispensável quando cozinhamos, e é por isso que seria útil ter uma planta para cada tipo de erva aromática. Elas podem ser mantidas até mesmo na varanda, não é necessário ter um jardim, e uma das que não pode absolutamente faltar é o manjericão.
Assim como todas as coisas, essa pequena planta precisa ser cuidada para permanecer saudável, bonita e exuberante ao longo do tempo. Fazê-lo não é difícil, tudo o que precisamos são borras de café. Nem todos sabem que essa substância contém uma alta quantidade de nitrogênio, um elemento perfeito para adubar as plantas. Este método consiste em usar cerca de uma colher de sopa de borras de café e polvilhá-las sobre o solo da planta de manjericão antes de regá-la. Simples, mas eficaz!
Pequenos Cuidados
Usar borras de café para adubar nossa planta de manjericão fará com que ela permaneça exuberante por anos. Mas também existem outras pequenas precauções que, se seguidas, podem fazer a diferença. Primeiro, logo após a compra da planta, é uma boa prática remover não apenas a embalagem plástica em que ela está contida, mas também quaisquer folhas e galhos secos.
Neste ponto, é muito importante decidir o local onde colocar a planta. O manjericão precisa da luz do sol para crescer bem, razão pela qual pode ser mantido na varanda. No entanto, o calor excessivo pode danificá-lo. Na primavera, portanto, certifique-se de que a temperatura à qual está exposto não caia abaixo de 15°C, e que no verão não ultrapasse os 30°C.
Por fim, é muito importante garantir que não haja água em excesso no prato após regá-lo. Sua presença, de fato, pode fazer com que as raízes da planta apodreçam.
