Não deite fora os “gerânios carecas”: um amigo contou-me um truque muito giro para os salvar

Os gerânios são plantas favoritas que adornam muitas janelas, varandas e jardins. As flores desta planta são verdadeiras joias para lares e canteiros de flores.

Entretanto, com o tempo, ou devido à falta de luz e nutrientes, as folhas e os caules podem perder sua exuberância, o que não é muito atraente. Como corrigir isso?

Infelizmente, um caule “careca” não pode ser revertido – o problema é resolvido cortando-o. Examine sua planta de perto, perto das raízes. É necessário deixar 4-5 brotos vivos no caule, geralmente com cerca de 5 cm de comprimento.

Após o corte, é recomendável adubar a planta com fertilizante completo ou nitrogenado, pois o nitrogênio estimula o crescimento. Este é o melhor fertilizante para folhagens decorativas, facilmente encontrado em muitas lojas. Após 1,5-2 meses, você verá um arbusto exuberante.

Aliás, a parte cortada não deve ser descartada – é um excelente material para enraizamento! Pegue cerca de 10 cm da parte superior da planta e remova todas as folhas em excesso.

Não se esqueça de remover as flores e os brotos, para que não absorvam desnecessariamente o fertilizante. Em seguida, deixe a planta descansar por 2-6 horas para que o corte seque e não seja infectado por bactérias nocivas.

É melhor enraizar o caule diretamente no solo e não colocá-lo em um copo com água, como era feito anteriormente com outras variedades de gerânios. Faça uma cova na terra, coloque o caule e pressione levemente o solo ao redor.

Para uma melhor experiência, você pode tratar o solo com uma solução de Fitosporina para minimizar a probabilidade de decomposição e doenças. Para melhor enraizamento, evite colocar o caule sob sol forte, é melhor em meia-sombra.

Você também pode colocar o recipiente com o caule em um saco ziplock, criando condições semelhantes às de uma estufa, mas é necessário ventilar regularmente.

Deixe um comentário