As brácteas vermelhas ou brancas que cercam a flor tornaram-se tão icônicas que já se tornaram um símbolo incontestável do Natal: todo amante dessa época festiva não pode abrir mão da poinsettia.
Com o nome botânico de Euphorbia Pulcherrima, esta planta pode ser encontrada em todos os lugares de novembro até o início de janeiro. No entanto, não é uma das plantas mais resistentes e um pequeno erro é suficiente para vê-la murchar…
Por isso, é importante cuidar dela da maneira correta. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer quando você acabou de comprar uma estrela de Natal no supermercado e a trouxe para casa, passo a passo, para evitar erros.
Riego Profundo
Não é sempre o caso, mas às vezes, no supermercado, a poinsettia pode sofrer de desidratação.
Em alguns casos, a planta é regada rapidamente por pulverização. Assim, quando a levamos para casa, ela pode estar bastante úmida.
Sempre verifique primeiro o solo: se estiver seco ou até mesmo ressecado, deve-se regar imediatamente, molhando bem toda a superfície do solo.
Normalmente, apenas essa primeira rega deve ser mais abundante: quando as temperaturas estão suficientemente baixas, a planta tende a consumir menos água. Mesmo depois que a planta parecer estabilizada e saudável, continue cuidando dela com atenção.
Remover a Embalagem Lateral
Pode parecer trivial, mas ao comprar uma flor de Natal, sempre remova também a embalagem de plástico que envolve sua coroa.
Especialmente nos supermercados, muitas vezes é usada uma película de plástico ou papel com purpurina para tornar essa planta mais atraente. Bonito aos olhos, sem dúvida, mas com o tempo pode prejudicar a atividade fotossintética dessa planta.
É sempre melhor, para qualquer planta, evitar embalagens ou papéis decorativos que cercam a folhagem e obstruem a passagem da luz e, muitas vezes, do ar. Uma das consequências é que a planta pode perder suas folhas.
Colocar em um Local Adequado
Agora chegamos a um ponto delicado: onde colocar a flor de Natal depois de trazê-la do supermercado para casa! Não é uma pergunta fácil de responder.
Primeiro, você deve saber que esta planta nem sempre se dá bem no exterior, pois não tolera temperaturas inferiores a 12 °C. Portanto, não é aconselhável deixá-la do lado de fora no Natal, quando costuma fazer bastante frio. E mesmo mantê-la na porta, o local mais comumente utilizado, já não parece tão seguro para a saúde da poinsettia!
É melhor guardá-la em um local mais protegido. O que você acha da sala? Se tiver uma sala onde haja uma boa dose diária de luz solar direta, este é o local certo para sua planta. Você pode colocá-la em uma mesa ou parapeito, desde que a exposição seja correta.
Lembre-se, no entanto, de não colocá-la muito perto de fontes artificiais de calor, como radiadores, estufas ou lareiras, que tendem a secar muito o ar e prejudicar a planta. Se seguir estas dicas, poderá fazer com que ela dure muito além do período natalino.
Verificar Folhas e Brácteas
A flor de Natal que você compra nem sempre está em boas condições. Quando a levar para casa, sempre verifique se suas folhas e brácteas não apresentam manchas ou outros sinais de doença que possam ter contraído de outras plantas do supermercado.
Se perceber algo errado, remova essas folhas ou peça conselhos a um profissional sobre como intervir.
No entanto, não corre o risco de encontrar insetos ou parasitas que, nesta época do ano, são bastante raros nesta planta.
