Domar o cultivo de cactos para alcançar uma floração exuberante não é algo difícil. O primeiro passo para o sucesso está principalmente na escolha das espécies de cactos certas, que são fáceis de cultivar e capazes de recompensar com uma variedade de flores coloridas. Uma excelente escolha são os diversos cactos de Natal, como o gênero Epiphyllum, nos quais florescem regularmente grandes flores que à primeira vista lembram orquídeas.
Quais são as condições necessárias para os cactos Epiphyllum
Para que esses cactos de orquídea se sintam em casa em sua residência, é preciso selecionar e criar as condições adequadas. A base é a quantidade adequada de luz, que deve ser preferencialmente difusa, sem sol direto forte, para que os brotos de folhas sensíveis não se queimem. Além disso, é necessário escolher um clima adequado, com a temperatura ambiente ideal durante todo o ano. Eles também crescerão sem problemas em corredores, halls e locais semelhantes, onde a temperatura não deve cair abaixo de 10 graus.
Irrigação adequada e umidade do ar
Para que esses cactos tenham energia e vigor suficientes para formar belas flores, não se esqueça também da irrigação adequada. Deve ser moderada e sempre após a secagem do substrato. Na prática, isso significa uma vez a cada uma ou duas semanas, dependendo da temperatura ambiente. Como são cactos de floresta tropical, também apreciarão uma umidade mais alta na forma de nebulização e lavagem regular dos brotos.
Transplante e propagação de brotos
Se o cacto florescer pouco, pode ser devido à falta de nutrientes, o que é um sinal claro para transplante. Você pode encontrar substratos comuns para cactos em lojas. Não se esqueça também de adicionar fertilizante à rega de vez em quando. Quando você deseja propagar esse belo cacto, simplesmente separe um pedaço do broto, coloque-o em um substrato arenoso para enraizamento e regue. Quando o novo crescimento estiver evidente, você pode transferir as pequenas plantas resultantes para um vaso de flores adequado.
