O seu manjericão produz flores nas pontas? Não as deite fora, elas valem o seu peso em ouro!

Se você tem uma planta de manjericão e ela acabou de florescer, não se apresse em remover essas flores, pois você pode reutilizá-las de maneira surpreendente.

Como reutilizar as flores de manjericão?

O manjericão é uma das ervas aromáticas mais conhecidas no campo culinário. Se destaca por seu perfume delicado e sabor único. Na culinária, o manjericão pode adicionar às preparações esse toque especial que todos adoram. Por isso, muitas pessoas optam por plantá-lo na horta ou em vasos na cozinha.

Assim, é possível sempre ter à disposição essa planta aromática quando necessário, sem perder tempo correndo para a mercearia. Além disso, a frescura está sempre garantida.

Mas as pessoas não sabem que o manjericão pode produzir flores. E essas flores são totalmente comestíveis. No entanto, quando crescem, tendemos a cortá-las e descartá-las.

Hoje, saiba que essas flores podem ser reutilizadas de maneira brilhante e você não deve mais jogá-las fora.

Como reutilizar as flores de manjericão?

O manjericão produz casulos nas hastes e eles são perfeitamente comestíveis. Mas antes de usar, você deve secá-los. Para isso, remova-os de sua planta e deixe-os expostos ao sol por várias horas. Não deve haver vento, pois os casulos podem se dispersar.

Quando estiverem bem secos após 48 horas, você pode agora reutilizá-los como desejar. No entanto, recomendamos que os coloque em um frasco bem fechado para garantir a conservação de seu aroma.

Preparando vinagre perfumado com manjericão

Com as flores secas, você pode preparar vinagre perfumado. Para isso, adicione as flores secas na garrafa de vinagre. Em seguida, deixe tudo em infusão por 7 dias. Depois disso, coe o seu vinagre e pronto, sua preparação perfumada está pronta.

Semeadura

As flores de manjericão podem ser usadas para multiplicar suas plantas de manjericão. Para fazer isso, pegue os casulos secos e esfregue-os suavemente para obter pequenas sementes.

Coloque-as diretamente em um vaso cheio de solo misturado com areia. Em seguida, coloque o vaso em um local bem ensolarado e regue regularmente.

Realize esta operação na primavera ou no verão para obter um bom resultado. Em algumas semanas, as primeiras folhas de sua nova planta podem aparecer e, em seguida, ela vai se desenvolver progressivamente.

Deixe um comentário