Sua orquídea enfraqueceu – as folhas perderam sua aparência saudável, as raízes apodreceram e a ideia de florescer parece distante? Reviva urgentemente a planta antes que seja tarde demais! Para revivê-la, você precisará de apenas alguns materiais básicos.
Comece preparando uma garrafa plástica. Você também pode usar um pequeno vaso comum, já que uma orquídea fraca tem praticamente nenhuma raiz ou folhas saudáveis. Preencha a garrafa com musgo esfagno úmido.
Cubra também os resquícios das raízes com musgo esfagno. Basta cortar e descartar as raízes antigas, enegrecidas e deterioradas – novas raízes crescerão da planta.
Coloque a orquídea preparada em seu local habitual. É aconselhável fornecer iluminação adicional, pelo menos com lâmpadas comuns.
Após cerca de um mês, a planta começará a liberar novas raízes e novas folhas começarão a crescer!
Regue bem a planta no musgo, pois o musgo retém bem a umidade e a libera gradualmente para a planta. Regue a cada 3 a 5 dias – uma pipeta ou conta-gotas é a melhor escolha.
O musgo deve permanecer úmido, mas não encharcado, e ao mesmo tempo não deve estar seco. Quando a planta desenvolver um sistema radicular adequado, pode ser transplantada para um vaso comum com casca.
