Trepamos por elas na floresta e, no entanto, são um verdadeiro tesouro: sabem a avelãs!

Essas pequenas frutas são principalmente um deleite para pássaros e outras criaturas da floresta.

Muitas pessoas nem sabem que elas são comestíveis. Você pode adicioná-las a pães, fazer biscoitos com elas ou comê-las cruas.

Aprenda com as informações do portal newsy.gotujmy sobre suas propriedades e como aproveitar essas nozes na cozinha.

Durante um passeio de outono pela floresta de faia ou parque, vale a pena olhar para baixo e prestar atenção aos frutos discretos de forma interessante. Eles estão escondidos em uma casca que, quando aberta, lembra uma flor coberta de pequenas agulhas. Não é nada mais do que as bukvice, que são uma importante fonte de alimento para muitos animais da floresta.

Poucas pessoas percebem que as bukvices são comestíveis e muito saborosas. Descubra como comê-las e para que podem ser usadas. Está se perguntando se as bukvice podem ser comidas? A bukvice é o fruto da faia comum, que cresce em toda a Eslováquia. Elas são pequenas, de cor marrom e escondidas em uma casca dura coberta de pelos.

Quando a bukvice amadurece, ela se divide em quatro partes, das quais as frutas caem. Elas podem ser colhidas no outono. As bukvices podem ser consumidas cruas ou torradas. Elas têm um sabor muito semelhante ao das nozes. São ótimas em saladas e doces, como bolos e todos os tipos de biscoitos. Você também pode fazer uma infusão ou tintura com elas; em alguns países, até mesmo óleo é produzido a partir das bukvices.

Atenção: Consumir grandes quantidades de bukvices cruas pode causar sintomas desagradáveis, como diarreia, dor abdominal, náusea, vômito e dor de cabeça. Isso ocorre devido ao alcaloide fagin presente nelas. No entanto, para sentir esses sintomas, seria necessário ingerir uma grande quantidade desses frutos. As bukvices também podem ser torradas, pois o fagin se decompõe em altas temperaturas.

Propriedades das bukvices
Essas nozes, assim como muitas outras, consistem principalmente em gordura. Em segundo lugar, vêm as proteínas, seguidas pelos carboidratos e ácidos orgânicos e fenólicos. Veja o que as bukvices contêm:

gorduras, incluindo ácidos graxos insaturados
proteína
açúcares
amido
vitaminas do complexo B
ácidos orgânicos, incluindo cumárico, ferúlico, vanílico, cítrico, málico
saponinas
magnésio
cálcio
ferro
fósforo

O que pode ser feito com as bukvices?
As bukvices podem ser usadas na cozinha para preparar uma variedade de pratos e bebidas saborosos. Você pode fazer biscoitos crocantes com elas, ideais para acompanhar um chá de outono. Também são adequadas para preparar uma infusão com adição de mel ou açúcar.

Alguns também fazem uma tintura de bukvices, enriquecida com canela e cravo. As bukvices assadas também são ótimas em saladas ou mingaus. Bom apetite!

Deixe um comentário