A Klivia encantará você por anos e requer cuidados mínimos.
Originária dos biótopos florestais da República da África do Sul, a planta prospera em locais semi-sombreados e é principalmente cultivada como planta de interior em nosso país.
Se deseja vê-la florescer em sua casa, crie condições adequadas para ela.
O portal Hobbikert revelou como obter uma floração abundante desta planta despretensiosa.
No verão, você pode até deixá-la no quintal, à meia-sombra. Não se esqueça de levá-la para dentro no outono.
Não precisa ser regada com frequência, sendo adequada para os amantes de plantas de interior muito ocupados. Não requer cuidados especiais, apenas seguindo alguns princípios.
Quais exigências devem ser atendidas?
Em primeiro lugar, saiba que se as flores da Klivia não se desenvolvem, é um erro de cultivo que precisa ser corrigido. Pode ser uma falta de nutrientes, mas também é necessário garantir que a planta passe por um período de repouso vegetativo no inverno. São precisamente as condições de crescimento durante o inverno que têm uma influência fundamental sobre a Klivia.
Entre outubro e janeiro, conceda-lhe um descanso de inverno. É ideal colocá-la em um local onde a temperatura varie de 10 a 15 °C.
Neste período, não é necessário regá-la com frequência; pelo contrário, as regas devem ser reduzidas ao mínimo. A fertilização só deve ser feita na primavera.
Quando a planta está em repouso, começam a se formar flores sob as folhas. Comece a regá-las com água a 40°C, o que contribuirá para acelerar seu desenvolvimento.
Quando a brotação floresce, fertilize-a uma vez por semana e repita essa fertilização até agosto. Um fertilizante clássico para plantas com flores será suficiente. Durante este período, é necessário regá-la regularmente, caso contrário, suas folhas começarão a murchar.
Cuidado com os excessos de rega, que podem causar a podridão das raízes, levando ao amarelamento das folhas. Regue a planta mais frequentemente após o aparecimento dos botões com um caule floral de cerca de 10 cm. A partir de agosto, comece a reduzir gradualmente as regas.
A Klivia em ambiente interno gosta de locais iluminados, mas não a exponha à luz direta do sol.
Como mencionado anteriormente, no verão, você também pode mover a planta para fora, à meia-sombra, mas não a mova com muita frequência, pois é sensível ao movimento.
Transplante e Propagação
Se precisar transplantar a planta, faça-o apenas após a floração. A multiplicação é possível apenas dividindo-a.
Ao cultivar Klivia, preste atenção:
- Dê-lhe um repouso vegetativo.
- Não a mova ou vire com muita frequência, pois isso pode interromper o desenvolvimento das flores.
- Durante o período de crescimento ativo e floração, fertilize-a regularmente com um fertilizante para plantas com flores.
- Não se esqueça de borrifar as folhas durante o desenvolvimento.
- Se não quiser forçar desnecessariamente a planta, remova as bagas vermelhas que aparecem após a floração.
Boa sorte!
