Muitos jardineiros estão começando a reconhecer cada vez mais o papel das plantas de cobertura e estão plantando-as em seus jardins. E isso é muito acertado, pois essa técnica melhora o solo, tornando-o mais fértil e produtivo.
Existem muitas plantas de cobertura, cada uma desempenhando um papel um pouco diferente na preparação do solo para outras culturas. Por exemplo, a mostarda, o rabanete e a facélia enriquecem o solo, mas há um grande risco de a couve plantada após elas adoecer.
Ou as leguminosas populares, se forem usadas em excesso e sem rotação adequada, podem diminuir a fertilidade do solo.
No entanto, há uma planta que pode ser semeada sem levar em consideração a acidez do solo, as plantas que cresceram no local anteriormente e muitos outros fatores. E, acima de tudo, é muito valiosa e fácil de cultivar, sendo perfeita até mesmo para jardineiros iniciantes que estão experimentando com o cultivo de plantas. Essa planta é a facélia.
Benefícios da Facélia:
A facélia tem raízes robustas e hastes verdes densas. Isso é uma grande vantagem, pois não dá chance para as ervas daninhas crescerem após a colheita.
Portanto, após a colheita e semear a facélia no terreno, não é necessário gastar tempo combatendo as ervas daninhas. O cultivo é, além disso, uma satisfação, já que a planta floresce lindamente.
Outra vantagem da facélia é que ela protege bem o solo contra a erosão. Isso é um fenômeno comum, especialmente no final do verão, outono e inverno, quando o solo seca com o vento, e a camada fértil se torna infértil.
Entre as vantagens incontestáveis também está a grande quantidade de matéria verde, que se torna um excelente fertilizante após o corte.
Quando Semear:
A facélia não tem medo do frio. Você pode semear assim que a neve derreter e continuar até o outono. Em uma temporada, você pode semear várias vezes.
Como Semear Corretamente:
A facélia cresce rapidamente e geralmente começa a florescer em apenas 1,5 meses após a germinação.
Assim que a planta floresce, admiramos a beleza de suas flores azuis e imediatamente a cortamos. Depois de cortar, deixamos secar um pouco e depois a incorporamos ao solo, misturando-a. Essa abordagem é adequada para culturas de primavera e verão.
Se você semear a facélia no outono, não é necessário cortá-la. Deixe-a no solo durante o inverno. Mais umidade se acumulará no solo e será liberada. Na primavera, basta revolver a facélia com um ancinho.
As sementes de facélia são facilmente acessíveis e podem ser adquiridas em qualquer centro de jardinagem ou loja de sementes.
É melhor semear a facélia em um dia sem vento, devido às pequenas sementes, para que o vento não as leve e não haja espaços vazios. Você também pode misturar as sementes com areia para distribuí-las uniformemente.
Boa sorte!
